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"A arte é a mais bela forma do sonho perguntar à realidade: por que não?" Manoel Affonso de Mello
Este projeto foi
elaborado a partir de alguns questionamentos e inquietações. Um deles é o
quadro de violência, agressividade, intolerância, falta de sensibilidade e
mesmo de humanidade que percebo entre os alunos na escola.
O outro é a falta de
informações e conhecimentos, sejam eles artísticas e culturais ou globais,
entre outras, que acomete o adolescente, o jovem e o adulto em geral.
Muitos dos alunos têm
um histórico de vida muito conturbado e passam por uma série de problemas que,
começando em casa, se refletem como uma caixa de ressonância na escola e
conseqüentemente na sala de aula.
Sem dúvida alguma, a
família exerce grande influência na vida escolar da criança, mas seu poder não
é irrestrito, o ambiente familiar é formador, porém não é irreversível. Para
Teresa Cristina R. Rego, mesmo as crianças provenientes de lares comprometidos, cujo ambiente
é desprovido de adequadas orientações, terão condições de superar as
adversidades caso tenham a oportunidade de vivenciar um modelo diferente de
educação.
É possível constatar
que mesmo em uma estrutura familiar comprometida, os alunos conseguem
desenvolver habilidades, tanto ao desenvolvimento escolar quanto o social.
A meu ver a escola
ideal busca uma educação transformadora, com vista ao bem comum, sem exceção,
desenvolvendo a solidariedade e a criatividade com práticas democráticas e
participativas; a educação proposta, em muitos casos, é entendida no seu
sentido social, sem ser assistencialista, mas comunitária, que valorize e
promova seres humanos críticos, capazes de fazer a leitura do mundo, nele
estabelecendo e vivenciando relações, observando, comentando e identificando-se
no seu meio, conscientizando-se das suas necessidades e possíveis soluções.
No convívio direto ou
indireto com as pessoas e em minha área de atuação, observo com preocupação a
superficialidade das idéias e a falta de argumentos com que tudo é tratado nos
dias atuais: linguagem, discussão, debate, argumentação, interpretação e
análise; lembrando também das dificuldades com relação à leitura, produção de
texto e escrita, que, em minha opinião, estão intrinsecamente ligadas às
deficiências acima citadas.
Parece-me que um dos
fatores que contribuíram para esta defasagem foi e é a falta de um repertório
próprio que se perdeu, ao deixarmos para trás uma série de fatores importantes
em nossa formação, em prol de outras mais práticas e com retorno imediato, ou
seja, a cultura onde o ter se tornou mais importante que o ser.
Houve um tempo em que
cultura e conhecimento não dependiam do poder aquisitivo e o fato de se
pertencer às camadas econômicas de baixa renda não impedia que crianças lessem
clássicos da literatura, conhecessem obras de arte e soubessem distinguir uma
música popular de uma erudita.
Em minha opinião, o
resultado da formação cultural de um adulto será melhor, quanto mais ricas e
estimulantes forem suas experiências no período de sua formação básica, tanto
no plano sensorial quanto no perceptivo, das emoções e, nessa fase, a criança
possui uma curiosidade nata, daí a necessidade do estímulo.
Um trabalho
desenvolvido por meio da arte que se inicie nos primeiros anos escolares,
poderá ser de grande estímulo, pois, além de alfabetizar o aluno em arte e
torná-lo capaz de uma apreciação estética, ainda o auxiliará a “ler o mundo” e
a despertar sua sensibilidade.
Portanto, a proposta
deste trabalho é, por meio da arte, criar culturas de resistência tanto para
resgatar a sensibilidade e o humano que está se perdendo, quanto e ao mesmo
tempo subsidiar os alunos no sentido de dar-lhes resistência para amenizar um
pouco a realidade do seu cotidiano.
Educar por meio da arte
possibilita às crianças o desenvolvimento de competências para perceberem que
existem outras linguagens, olhares, realidades, etc., fazendo contraponto ao
que elas são expostas diariamente; resgata seu interesse, curiosidade, vontade
de saber sobre outros assuntos que não os do seu cotidiano; re-aprende a
interpretar, questionar, debater e a perguntar: por quê?
As crianças são
filósofas por natureza, por isso precisam ser estimuladas. É o educar para
emancipar.
Nesse contexto o
desenvolvimento do conhecimento está diretamente ligado ao da criatividade; a
de estimular os alunos a aprenderem conteúdos procedimentais por meio de
atividades de mediação com a leitura da obra de arte: pintura, desenho,
arquitetura, instalações, fotografia, cinema, música, literatura, teatro,
dança, canto, entre outras e usá-las como instrumento para as mais diferentes
reflexões; auxiliando-os a “ler o mundo” através de um processo sistemático de
análise e discussão no âmbito estético, artístico, filosófico e cultural e
situando-os no tempo e no espaço.
A arte está inserida em todas as disciplinas e
dessa forma ela é texto e pretexto para ampliar e aprofundar qualquer conteúdo.
Desse modo, um trabalho
envolvendo o diálogo entre arte e as outras disciplinas, possibilita aos alunos
aprenderem sobre as várias linguagens artísticas e ao mesmo tempo interagirem
com o mundo, partindo do pressuposto que a arte desenvolve o raciocínio, a
expressão verbal e escrita, estimula a imaginação, a intuição, levando-os à
outra maneira de pensar, sentir, aprender e agir e o mais importante:
sensibilizarem-se.
Ana Mae Barbosa coloca que:
A arte desenvolve a cognição, a capacidade de
aprender. A arte leva os indivíduos a comparar coisas, a passar do estado das
idéias para o estado da comunicação, a formular conceitos e a descobrir como se
comunicam esses conceitos. Todo esse processo faz com que o aluno seja capaz de
ler e analisar o mundo em que vive, e dar respostas mais inventivas.
Anamelia Bueno Buoro completa:
A arte
possibilita ao aluno o desenvolvimento de habilidades narrativas, descritivas,
analíticas e interpretativas, as quais podem, no mínimo, contribuir muitíssimo
para enriquecer conteúdos de Língua Portuguesa, História, Geografia,
Filosofia... Isso sem falar nas interfaces com a Matemática, a Informática e a
Geometria. Um currículo que interligasse o fazer artístico, a história da arte
e a análise da obra de arte estariam se organizando de maneira que a criança,
suas necessidades, seus interesses e seu desenvolvimento estariam sendo respeitados
e, ao mesmo tempo, estaria sendo respeitada a matéria a ser aprendida, seus
valores, sua estrutura e sua contribuição específica para a cultura.
Teremos assim
equilíbrio entre as duas teorias curriculares dominantes: a que centra na
criança os conteúdos e a que considera as disciplinas autônomas com uma
integridade intelectual a ser preservada.
Daí a arte, ou seja,
“... não se trata de ensinar arte, mas sim de educar por meio da arte...”
Por esse motivo, e
partindo das dificuldades observadas em sala de aula, desenvolvi esse projeto
interdisciplinar, que tem a arte como fio condutor, permeando e interligando as
disciplinas. Minha intenção é que ele seja uma contribuição tanto para ampliar
o universo do conhecimento das crianças, quanto e paralelamente favorecer e
contribuir para sua inclusão cultural e social. Isto se dará por meio do
conhecimento–saber; da habilidade–poder e da atitude–querer.
Objetivo
geral:
Levar os alunos a compreenderem e a
perceberem a natureza holística do conhecimento.
Objetivos
específicos:
• Compreender como a arte pode ajudar na
percepção das constantes transformações da natureza.
• Desenvolver habilidades que permitam o
estabelecimento e a manifestação de competências.
• Promover a inclusão cultural, social e
uma alfabetização em arte.
• Introduzir a criança no mundo das
artes e torná-la capaz de uma apreciação estética.
• Contribuir para a formação da criança
e despertar o seu olhar para as obras de arte.
• Conhecer obras de artistas de várias
tendências e movimentos.
• Exercitar um olhar crítico e sensível
sobre a criação artística.
• Introduzir a criança no universo dos
museus, teatros, exposições, mostras, etc..
• Ampliar o conhecimento da arte
juntamente com a literatura, a música, o cinema, a dança e outras manifestações
artísticas e tecendo relações interdisciplinares com: português, matemática,
história, geografia, ciências, informática e educação física.
• Levar o aluno a compreender as
mensagens visuais vivenciadas no seu cotidiano para que possa diferenciar os
vários tipos de imagens que se lhe apresentam no dia a dia.
• Despertar a sensibilidade, o
desenvolvimento da criatividade, do pensamento e do senso crítico.
• Estimular e desenvolver a leitura, a
interpretação e a imaginação.
• Colocar as crianças em interação com
diversas produções culturais, a fim de propiciar situações de aprendizagem que
sejam significativas e transformadoras.
• Estabelecer relações entre o saber, o
aprender, o fazer e o conviver.
• Incentivar o gosto pelo belo e pela
arte.
• Desenvolver o gosto pelo debate e pela
discussão.
• Desenvolver a oralidade através de
conversas informais sobre os assuntos em foco.
• Refletir sobre a intolerância e o
preconceito.
• Despertar para a necessidade de
conscientização sobre a igualdade de raças.
• Refletir sobre as diferenças entre as
pessoas, identificando-as como características peculiares do grupo étnico a que
pertence.
• Compreender a realidade
sócio-histórica e cultural na qual os povos estão inseridos.
• Estabelecer um ambiente de relações de
respeito, solidariedade e amizade.
• Desenvolver o caráter por meio da
consolidação da identidade e da autoestima.
• Promover e dar espaço para o
desenvolvimento da autonomia, cooperação e socialização dos alunos.
• Compreender algumas diferenças e
semelhanças culturais, sociais e naturais em diferentes regiões do país e do
mundo.
• Reconhecer a importância de uma
atitude responsável de cuidado com o meio ambiente, evitando o desperdício e
percebendo os cuidados necessários na preservação e na conservação da natureza.
• Criar condições para que o aluno
possa, a partir de sua localidade e do cotidiano do lugar, construir sua idéia
do mundo valorizando, inclusive, o imaginário que tem dele.
• Despertar no aluno, por meio da visão
dos problemas ecológicos que afetam nosso planeta, desejos de mudanças de
atitudes.
• Estabelecer a historicidade e as
relações dos homens entre si e com a natureza.
• Compreender a sociedade e a natureza
como um todo integrado e em constante transformação.
• Estimular o conhecimento e a reflexão
sobre a diversidade cultural, tema importante para o convívio e para o processo
de formação da cidadania.
• Levar o aluno a refletir e a
questionar sobre alguns princípios éticos; sobre a preservação do meio ambiente
e sobre outros temas relevantes no contexto atual.
TEXTO GERADOR: LIVRO Linéia no Jardim de Monet- Lena Anderson e Christina Bjork. Ed. Salamandra. RJ. 1992.
TEXTO GERADOR: LIVRO Linéia no Jardim de Monet- Lena Anderson e Christina Bjork. Ed. Salamandra. RJ. 1992.
Recursos:
Textos:
•
Origens da Pintura
•
Luz, Cor e Forma: Pintura
•
Cores Primárias e Secundárias
•
Cores Frias e Cores Quentes
•
Mania de Letrinhas
•
Tipos de Texto
•
A fabricação de um livro
•
Matemática das Cavernas
•
Matemática em toda parte
•
A Descoberta do Zero
•
O Tempo não Pára: com as horas contadas
•
Sistema de Numeração Decimal
•
Liga – Desliga
•
Brasil 500 anos depois:
*Questão indígena
*500 anos de mudanças
•
O Povo Brasileiro:
*Uma rica colônia
*Surge o povo brasileiro
•
Eu, uma criança no mundo.
•
Verde que te quero verde:
*Ué, cadê o verde?
*A Floresta Amazônica
*A Mata Atlântica: Juréia
*Pantanal
•
Projeto Tamar
•
Pedacinhos do Brasil
•
Brasília
•
As fatias da Terra
•
Os quarteirões da Terra
•
A ciência que caiu do céu
•
Ai, que calor! Ui, que frio!
•
As estações do ano
•
Planeta Terra ou planeta Água?
*De onde vem a energia?
*Enchente
•
Planeta em perigo: Poluição:
*O homem é o grande vilão
*Difícil é respirar!
*Água:
sujeira a vista
*Agrotóxicos
e lixão
•Reciclagem:
Grande idéia!
*O lixo dura uma eternidade!
*Para onde vai o lixo?
*O velho vira novo
*O que eu posso reciclar?
*Papel no salão de beleza.
*Plástico para que te quero!
*Acerte na lata!
*Vidro também pode
• Reciclagem também é economia
• Você conhece os 3 Rs?
Livros:
§ Linéia no Jardim de Monet- Lena Anderson e
Christina Bjork. Ed. Salamandra. RJ. 1992.
§ O herói Dom Quixote- resumo e
adaptação de Rosângela Trajano. Natal. 2012.
§ Circo- Roseana Murray. Ed. Miguilim.
Belo Horizonte. 1986.
§ Na minha escola todo mundo é igual- Rossana
Ramos. Cortez Editora. São Paulo. 2004.
§ Lilás- Mary E. Whitcomb. Cosac &
Naify. São Paulo. 2004.
§ São Paulo: de colina a cidade- Amir
Piedade. Cortez Editora. 2004.
§ Quando as cores foram proibidas-
Monika Feth e A. Boratynski. Brinque- Book S.P. 2004.
§ A Descoberta- Jonas Ribeiro- Cortez
Editora. São Paulo. 2005.
§ Almanaque dos sentidos- Carla Caruso-
Ed. Moderna. São Paulo. 2009.
§ O Céu- Guias de Campo- Escala
Educacional. São Paulo. 2007.
§ Por que minhoca não tem perna?- Jenny
Vaughan. Melhoramentos. São Paulo. 2005.
§ A Semente- Eduardo Albini. Autêntica.
Belo Horizonte. 2010.
§ Do campo à mesa- Teddy Chu. Ed.
Moderna. São Paulo. 2010.
§ Planeta Terra: nossa casa!- Leonardo
Mendes Cardoso. Ed. Do Brasil. São Paulo. 2011.
§ Lixo- Lucília Garcez e Cristina
Garcez. Callis Editora. São Paulo. 2010.
§ Armando e o Tempo- Mônica Guttmann.
Paulus. São Paulo. 2004.
§ Em busca dos números perdidos- Michael
Thomson. Melhoramentos. São Paulo. 2002.
§ O mistério dos números perdidos-
Michael Thomson. Melhoramentos. São Paulo. 2002.
§ Bom dia todas as cores- Ruth Rocha.
Quinteto Editorial. São Paulo. 1998.
§ A incrível história da orquestra-
Bruce Koscielniak. Cosac & Naify. São Paulo. 2002.
§ As gotinhas e o arco-íris- Eunice
Braido. FTD. São Paulo. 1994.
§ O ciclo da água- Neide S. Mattos. FTD.
São Paulo. 1999.
§ A poluição atmosférica- Neide S.
Mattos. FTD. São Paulo. 1997.
§ As tranças de Bintou- Sylviane A.
Diouf. Cosac & Naify. São Paulo. 2004.
§ Entre o rio e as nuvens- Kátia Canton.
DCL. São Paulo. 1997.
§ Sumaúma, mãe das Árvores- Lynne
Cherry. FTD. São Paulo. 1990.
§ Liga-Desliga- Camila Franco, Jarbas
Agnelli e Marcelo Pires. Companhia das Letrinhas. São Paulo. 2004.
§ Winnie, a Feiticeira- Korky Paul e
Valerie Thomas. Martins Fontes. São Paulo. 2000.
§ Orquestra tintim por tintim- Liane Kentschke, Susana E. Kruger, Luciana Del Ben e Elisa da Silva e Cunha. Ed. Moderna. São Paulo. 2005.
§ Orquestra tintim por tintim- Liane Kentschke, Susana E. Kruger, Luciana Del Ben e Elisa da Silva e Cunha. Ed. Moderna. São Paulo. 2005.
§ O Limpador de placas- Monika Feth,
Antoni Boratynski. Brinque-Book. São Paulo. 1997.
§ O Violinista- Colin Thompson. Brinque
Book. São Paulo. 2004.
§ Como as Histórias se espalharam pelo
mundo- Rogério A. Barbosa. DCL. São Paulo. 2002.
§ Pequeno Azul e Pequeno Amarelo- Leo
Lionni. Berlendis&Vertecchia Ed. São Paulo. 2005.
§ Contos de Fada Clássicos- Recontados-
Helen Cresswell. Martins Fontes. São Paulo. 1996.
§ Ninguém é igual a Ninguém- Regina
Otero- Regina Rennó. Ed. Do Brasil. São Paulo. 1994.
§ Frida- Jonah Winter. Cosac &
Naify. São Paulo. 2004.
§ Amadeus- Alberto Goldin. Berlendis
& Vertecchia Editores Ltda.São Paulo. 1998.
§ A História das Cores- Subcomandante
Marcos. Conrad Livros. São Paulo. 2003.
§ A Borboleta Azul- Nicolas Van
Pallandt. Brinque Book. São Paulo. 2007.
§ O Pequeno Príncipe- Antoine de
Saint-Exupéry. Ed. Agir. São Paulo. 1987.
§ Romeu e Julieta- Ruth Rocha. Ed.
Ática. São Paulo. 2007.
§ Romeu e Julieta- William Shakespeare.
Ed. Scipione. São Paulo. 2000.
§ As Fabulosas Histórias de Merlim e do
Rei Artur- Giles Massardier e Benjamin Bachelier. Cia Ed. Nacional. São Paulo.
2006.
§ Colorina A Árvore da Vida- Nye
Ribeiro. Roda&Cia Ed. Valinhos. 2006.
§ Eu protejo a Natureza- Jean-René Gombert
e Joëlle Dreidemy. Girafinha. São Paulo. 2006.
§ Carta da Terra para Crianças- NAIA
(Núcleo de Amigos da Infância e da Adolescência). Porto Alegre. 2003.
§ Amazonas- Águas, Pássaros, Seres e
Milagres. Thiago de Mello. Salamandra. São Paulo. 1998.
§ Menino do Rio Doce- Ziraldo. Companhia
das Letrinhas. São Paulo. 1996.
§ Candinho e o Projeto Guerra e Paz- Sávia
Dumont. Companhia das Letrinhas. São Paulo. 2012.
§ Deus- Bia Bedran. Ed. Nova Fronteira.
Rio de Janeiro. 2006.
§ Brincando de Filosofar- Rosângela
Trajano. Lucgraf. Natal. 2012.
§ Sete pintos pintados- vols. IV e V- Rosângela Trajano. Lucgraf. Natal. 2013.
§ Sete pintos pintados- vols. IV e V- Rosângela Trajano. Lucgraf. Natal. 2013.
§ Biblioteca???- Uma biblioteca pode
fazer milagres!- Lorenz Schärer. Brinque-Book. 2012.
§ Uma história diferente contada de trás
pra frente- Ana Maria de Andrade. Imperial Novo Milênio. Rio de Janeiro. 2008.
§Guia EcoKids- Animais brasileiros
ameaçados de extinção. Marli Mitsunaga. Caramelo Livros Educativos. São Paulo.
2004.
§ Manual Ecokids- Marli Mitsunaga.
Caramelo Livros Educativos. São Paulo. 2003.
§ Os pingos e as sementes- Mary França e
Eliardo França. Global Editora.São Paulo. 2012.
§ Natureza e População- Brigitte Labbé e
Michel Puech. Ed. Scipione. São Paulo. 2006.
§ Mini Larousse da Reciclagem- Naiara
Raggiotti. Larousse Junior. São Paulo. 2006.
§ A Água do Planeta Azul- Fernando
Carraro. FTD. São Paulo. 1998.
§ Coleção Brasileirinhos 1, 2, 3 e 4.-
Lalau e Laurabeatriz. Cosac&Naify. São Paulo. 2004.
§ Povos do Mundo- Philip Steele. Ed.
Impala. São Paulo. 2006.
§ A incrível fuga da cebola- Sara
Fanelli. Editora Ática. São Paulo. 2012.
§ Nascemos Livres- Anistia Internacional.
Ed. S/M. São Paulo. 2008.
§ A Declaração Universal dos Direitos
Humanos em Imagens- Bartolomeu C. Queiroz. 2008
§ Os Cinco Sentidos- Bartolomeu Campos
de Queiroz. Global Ed. São Paulo. 2009.
§ Crianças como Você- Anabele B.
Rindersley. Unicef./Ed. Ática. São Paulo. 2009.
§ Aquecimento Global não Rima com Legal-
César Obeid. Ed. Moderna. São Paulo. 2008.
§ Filosofia para Jovens- Jeremy Weate e
Maria Luiza S. Teles. Ed. Vozes. São Paulo. 2002.
§ Meu nome é Mozart- Salomó Xavier
e Martí Meritxell. Publifolha. São Paulo. 2012.
§ Meu nome é Vincent Van Gogh- Rebeca Luciani e
Martin Carme. Publifolha. São Paulo. 2012.
§ Coleção Folha Música Clássica para Crianças:
Mozart, Bach e Beethoven. Publifolha. São Paulo. 2013.
Imagens (CDs):
• Carta ao inquilino
• Floresta Amazônica.
• Mata Atlântica.
• Pantanal.
• Reproduções de obras de arte (vários artistas).
CDs:
Palavra Cantada: Histórias e músicas:
Ruth Rocha.
Palavra Cantada: Canções do Brasil
cantado por suas crianças. Sandra Peres e Paulo Tatit.
Musicalizando a escola.
Brasileirinhos: música para os bichos do
Brasil.
Coletâneas de músicas clássicas e
eruditas.
Bach, Mozart, Beethoven, Villa Lobos,
Carlos Gomes.
As Quatro Estações – Vivaldi.
Carmina
Burana – Carl Orff.
Beethoven
Symphonie nº.9, 7 e 5 – Karajan.
Even in the
quietest moments – Supertramp
Palhaço – Egberto Gismonti
Coletâneas de músicas de MPB.
Adriana Partimpim I e II – Adriana
Calcanhotto.
O trenzinho do caipira – Edu Lobo/Villa
Lobos.
O grande circo místico – Vários cantores
da MPB.
Primavera – Tim Maia.
Águas de março – Elis Regina e Tom
Jobim.
Garota de Ipanema – Tom Jobim/João
Gilberto.
Planeta água – Guilherme Arantes.
Sobradinho – Sá e Guarabira.
Harmonia – Sá e Guarabira.
A Banda – Chico Buarque.
Soy loco por ti América – Caetano
Veloso.
Alegria alegria – Caetano Veloso.
Aquele abraço – Gilberto Gil.
Ponta de areia – Boca Livre.
O Pato – João Gilberto/Evinha e Trio
Esperança.
Vira Virou – Kleiton e Kledir.
Vídeos/DVDs:
• Adriana Partimpim- O show.
• A Guerra do Arco-Íris
• Linéia no Jardim de Monet
• As Aventuras de Azur e Asmar
• O Pequeno Príncipe
• Microcosmos
• O desafio do lixo
• Migração Alada
• Kirikú e a Feiticeira
• Príncipes e Princesas.
• Nenhum a menos
• Filhos do paraíso
• 2001 Uma odisséia no espaço
• Balé: Bolero de Ravel
• Cirque du Soleil – Saltimbanco,
Alegria e Quidam.
• A velha a fiar
• O balão branco
• Camelos também choram
• O pequeno Nicolau
• A guerra dos botões
• Brasil animado
• A marcha dos pingüins
• A cor do paraíso
• O castelo animado
• Coraline
• As aventuras de Azur e Asmar
• A Bela Adormecida
• Os irmãos Grimm
• A viagem de Chihiro
• A fúria de titãs
• Percy Jackson e o ladrão de raios
• André Rieu em Viena
• Retratos da Vida
• Sonhos
• O corcunda de Notre Dame.
• Ilha das Flores
•Noções e conceitos de energia: em casa,
no trabalho e no mundo
• Narradores de Javé
• Antes que o Mundo Acabe
• Vista a minha pele
• Conquista do Espaço
• O dia depois de amanhã
• Wall-E
• Pantanal & Amazônia
• Koyaanisqatsi – Powaqqatsi -
Naqoyqatsi
• Home – Nosso Planeta, Nossa Casa
• Terra
Reproduções
*Reproduções de obras de arte dos
principais artistas plásticos do Brasil e do mundo
.
Atividades
Práticas
-*Pinturas com tinta guache, lápis de
cor, canetinhas e giz de cera entre outros.
-*Oficinas: Pipa, boneca, bordado,
argila, carvão, origami, entre outros.
-*Painéis/Instalações/Intervenções.
-*Audições musicais.
-*Coral/Apresentação de canto.
-*Experiências e pesquisas.
-*Laboratório.
-*Pic-nic.
-*Visitas a museus, centros e mostras
culturais, sala São Paulo, Estação Ciência, entre outros.
-*Trabalho de campo:
*estudo do meio; *caminhada no
entorno da escola;
*atividades de jardinagem.
-*Seminário e oficina: SOS – O Planeta
pede Socorro.
-*Oficinas de produções de textos:
literários, poéticos, narrativos, descritivos, dissertativos, jornalísticos,
científicos, mangás e HQs.
-*Exposição de Trabalhos.
-*Criação de um livro.
-*Hora da Brincadeira/Jogos.
-*Hora da história.
-*Práticas corporais/Linguagem do
Corpo/Performances de dança, ginástica, mímica.
-*Jogos teatrais.
-*Sessões de cinema.
-*Saudação à primavera/Baile da
Primavera .
-*Pinturas utilizando o Paint Brush.
Jogos on-line e brincadeiras interativas envolvendo temas do projeto
(Informática).
Estratégia:
Aulas dialogadas, práticas e
expositivas.
Trabalhos em grupo e individual.
Leitura de textos, livros (data show),
jornais, HQ, letras de músicas.
Escrita, reescrita e produção de textos
diversos.
Leitura do globo e mapas.
Reproduções de obras de arte/oficinas de
pintura.
Jogos, desafios e gincanas, soletrando.
Fórum de discussões e debates. (roda de
compartilhada)
Performances: dança, teatro, poesias e canto.
Leitura, interpretação e releitura de
obras de arte.
Duração:
De Março a Novembro.
Público
Alvo:
Ciclo I
Avaliação:
A avaliação será entendida como um
processo multidimensional. Ela será constante e contínua englobando vários fatores:
acompanhamento e participação dos alunos em sala de aula, produções realizadas
em classe e extraclasse, bem como exercícios escritos, entendidos como um
momento da avaliação; uma forma a mais de perceber o que foi apreendido.
Apontamentos
Interdisciplinares:
Português: Leitura,
interpretação, estudo e produção de textos.
Gramática,
ortografia e pontuação (serão trabalhadas dentro do contexto dos textos).
Leitura,
interpretação, discussão e debate das diferentes linguagens artísticas e
fílmicas.
Literatura:
Hora da estória/história (leitura e debate dos livros do projeto)
Matemática: Números
naturais
Sistema de numeração
decimal.
Leitura e escrita de
números e frações.
Adição, multiplicação,
subtração e divisão.
Interpretação e resolução
de problemas.
Análise e construção de
gráficos e tabelas.
Formas geométricas.
Frações.
História: Identidade.
O tempo na História.
Grandes navegações.
Brasil colônia.
Brasil: 500 anos depois:
*Questão indígena.
*500 anos de mudanças.
O Povo Brasileiro.
A história de São Paulo.
Geografia: Planeta
Terra/Planeta água: Continentes e oceanos.
Espaço Geográfico.
Aspectos humanos, físicos,
econômicos, políticos e sociais.
Relevo
Vegetação: Floresta Amazônica, Mata Atlântica,
Pantanal.
Localização.
Meios de comunicação.
América.
Regiões brasileiras.
Divisão política do Brasil.
Coordenadas Geográficas.
As estações do ano.
A cidade de São Paulo:
quarteirão, bairro, rua, praça, avenida.
Diversidade humana e
cultural.
Ciências: Sistema Solar
Meio ambiente: terra, água, ar,
seres vivos.
Fenômenos da natureza.
Energia elétrica, solar e
eólica.
Poluição, coleta seletiva do
lixo e reciclagem.
Aquecimento global.
O corpo humano.
Alimentação e saúde.
Artes: Origens da
pintura.
O fazer do artista.
Cores primárias e secundárias e
terciárias.
Cores quentes e frias.
Escolas, movimentos e tendências.
Informática: Memorização,
pesquisa e criação livre (Paint Brush).
Educação
Física:
Práticas corporais envolvendo temas do projeto.
Esses são alguns dos conteúdos que podem
ser trabalhados, outros deverão ser inseridos devido ao caráter dialético do
projeto, o que vai depender do planejamento da série trabalhada.
Subprojetos/Subtemas
(podem ser desenvolvidos separados do projeto).
• Eu, uma criança no mundo.
• Tempo, Espaço e Natureza nas trilhas
da MPB.
• Bach sensibiliza, Mozart liberta e
Beethoven salva.
• O planeta do Pequeno Príncipe.
• Fadas Contemporâneas.
• O limpador de placas.
• A pipa do Menino Maluquinho.
• E o circo chegou!
• SOS, o Planeta pede socorro.
• Matemática e arte em toda parte.
• Escrever e criar ... É só começar!
• Escrever e criar ... É só começar!
• Fazendo Arte.
• Arte em cena: Romeu e Julieta.
• A Casa, a Rua e o Bairro.
• São Paulo: de colina à cidade/no tempo
e no espaço.
• Mapeando o Joaninha (escola de
referência).
• Carta da Terra: idéias para um mundo
melhor.
• Vida verde: nossa escola é um jardim.
• Hoje é dia de feira.
• Filosofiar: a arte de aprender a
pensar.
Os temas poderão ser trabalhados
independentemente do projeto principal ficando, a escolha, ao critério do
professor.
OBS: Os recursos usados nesse projeto
estão intrinsecamente ligados ao conteúdo, dando-lhe sentido para melhor
compreensão e interpretação da realidade. Serão utilizados de acordo com a
classe e o ano onde o mesmo for desenvolvido, ficando ao critério do professor
a escolha do material.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
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Oscar João. Matemática e música. São Paulo: Escrituras, 1999.
ANTUNES,
Arnaldo. 40 Escritos. São Paulo: Iluminuras, 2000.
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Ana Mae. (org.). Arte – Educação: leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 1997.
_________________ A imagem
no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva/ Porto Alegre: Fundação Iochpe, 1991.
_________________ Arte-educação agora. In: revista e- nº 129, SESC São Paulo: fevereiro, 2008.
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Inês. O livro da dança. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2005.
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Anamelia Bueno. O olhar em construção: uma experiência de ensino e aprenizagem
da arte na escola. São Paulo: Cortez, 2003.
__________________ Olhos
que pintam: a leitura da imagem e o ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002.
__________________ KOK, Beth e ATIHÉ, Eliana Aloia. O leitor de
imagens. São Paulo: Cia Editora Nacional, 2008.
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________________ Para gostar de aprender arte: sala de aula e formação de professores. Porto Alegre: Artmed, 2003.
JEANDOT, Nicole. Explorando o universo da música, série Pensamento e Ação no Magistério. São Paulo: Scipione, 1990.
JUNIOR, Moayr Carlos. Pra pensar e cantar. São Paulo: Paulus, 2003.
KHAN, Salman. Um mundo, uma
escola. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2012.
KOUDELA, Ingrid D. Texto e jogo. São Paulo: Perspectiva, 1987.
LOUREIRO, Alícia M. A. O ensino da música na escola fundamental. Campinas, Papirus, 2003.
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MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 1992.
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MOCELLIN, Renato. O cinema e o ensino de História. Curitiba: Nova Didática, 2002.
MUSEU LASAR SEGALL. Material didático. São Paulo: FDE, 2005.
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NEVES, Libéria Rodrigues; SANTIAGO, Ana Lydia B..O uso dos jogos teatrais na educação. Campinas: Papirus Editora, 2010.
PARÂMETROS Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (1º e 2º ciclos), MEC/SEF, 1998.
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PILLAR, Analice Dutra. A educação do olhar. Porto Alegre: Mediação, 1999.
VIEIRA, Denyse. O vídeo e a Proposta Triangular no ensino da arte. Porto Alegre: UFRGS: Fundação Iochpe, 1992.
QUINTANA, Mário. Nova Geografia poética. Rio de Janeiro: Globo, 1998.
ROSSI, Maria Helena Wagner. Imagens que falam. Porto Alegre: Mediação, 2003.
SALLES, Pedro Paulo. A reinvenção da música pela criança: implicações pedagógicas da criação musical. Tese de doutorado. São Paulo: FEUSP, 2002.
SCHAFER, Murray. O ouvido pensante. São Paulo: UNESP. 1986.
SPOLIN, Viola. Jogos Teatrais na sala de aula. São Paulo: Perspectiva, 2007.
TATIT, Ana; MACHADO, Maria Sílvia M. 300 propostas de artes visuais. São Paulo: Edições Loyola, 2006.
TELES, Maria Luiza Silveira. Filosofia para jovens. Petrópolis: Editora Vozes, 2009.
ZILBERMAN, R. A leitura e o ensino da literatura. São Paulo: Ed. Contexto, 1988.
ZUBEN, Paulo. Ouvir o som. São Paulo: FAPESP, 2005.
DVDs
Coleção Arte & Matemática. Cultura
marca:
Dvd 1- Do zero ao infinito; Arte e números; O artista e o Matemático.
Dvd 2- A ordem e o caos; Simetria; O número de ouro.
Dvd 3- A música das esferas; A matemática da música; Tempo e infinito.
Dvd 4 - Forma dentro da forma; Forma que se transforma; Caos; O belo.
Os
Impressionistas I e II
A
Arte de Van Gogh
Os
Mistérios de Picasso
Leonardo
da Vinci I e II
Musicalizando
a Escola: Vivências e práticas musicais para Ensino fundamental.
Website
www.canalkids.com.br
www.ecokids.com.br
www.ambientebrasil.com.br
www.vikipedia.org
www.rosangelatrajano.com.br/index.html
Maria Auxiliadora Espeschit
Revisado Março de 2013.
PROJETO: FILOSOFIAR:
a arte de aprender a pensar
Filosofia é
observar uma flor, observar uma pedra, observar uma estrela no céu e
perguntar-se: Quem sou eu? De onde surgiu este universo? Filosofar é, então,
uma atitude espontânea. - Isabel F.
Furini.
INTRODUÇÃO
A presença da Filosofia na escola
gera, tanto no professor quanto nos alunos, reais mudanças de comportamento que
contribuem para a elevação da autoestima e até perda de ações agressivas,
levando a comunidade escolar a refletir sobre o respeito à individualidade dos
outros. Assim, quando a filosofia é ensinada por meio do diálogo investigativo a
tendência é que as crianças tornem-se mais críticas, criativas e sensíveis ao
contexto em que vivem.
A filosofia para crianças serve
também para prepará-los e educá-los para o exercício da cidadania, na qual se
reforça a importância de se respeitar o outro, respeitar regras, previamente estabelecidas, necessárias para a vida em comunidade,
principalmente se levarmos em consideração os quatro pilares da educação:
aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a conviver, na
busca do fortalecimento dos valores que permeiam as relações interpessoais.
Dessa forma, é bom afirmar que a
escola não é apenas mero edifício, no qual existe apenas espaço físico,
material, humano, mas também um ambiente de convívio, esporte, cultura, troca
de experiências e, até mesmo, experimentação. Para tanto, é fundamental que se
comece a pensar em dinâmicas apropriadas e em boas relações sociais, pois
assim, as crianças também terão mais oportunidade para fazer julgamentos
inteligentes, escolhas coerentes às suas necessidades e construção de novos conceitos
e significados.
Se desejarmos mudanças que tornem as
sociedades mais humanas, temos que aprender a questionar o mundo, os valores da
nossa sociedade. A filosofia é um caminho para compreender e questionar.
Para Francisco Renaldo da Costa, “as crianças são filósofas por natureza. Com elas aprendemos que perguntar é importante, a capacidade de duvidar… admirar-se e espantar-se com o mundo que nos cerca são elementos fundamentais para entrarmos no mundo da filosofia, diga-se, pensamento crítico!
De acordo com Ann Sharp no seu livro "Nova Educação - A comunidade de investigação na sala de aula”:
Para Francisco Renaldo da Costa, “as crianças são filósofas por natureza. Com elas aprendemos que perguntar é importante, a capacidade de duvidar… admirar-se e espantar-se com o mundo que nos cerca são elementos fundamentais para entrarmos no mundo da filosofia, diga-se, pensamento crítico!
De acordo com Ann Sharp no seu livro "Nova Educação - A comunidade de investigação na sala de aula”:
ensinar Filosofia
para as crianças leva a uma educação voltada para a
convivência democrática, para a criação de atitudes sociais de respeito aos
semelhantes, considerando pontos de vista diferentes, a ponto de modificarem
seus próprios conceitos a respeito de temas significativos e de permitirem
conscientemente que suas próprias idéias sejam enriquecidas através das
interações com seus pares.
Segundo o Professor norte-americano Dr. Matthew Lipman:
é através de procedimentos
dialógicos que, se motiva o aprendizado de um pensar ponderado, inventivo, de
uma maneira contextualizada e, também se elabora a construção do aprendizado da
cidadania, através de uma convivência saudável, respeitando as idéias
divergentes e a variedade cultural, onde as salas de aula são transformadas em
pequenas comunidades de investigação. A
curiosidade da criança busca o questionamento, possui a ânsia de compreender os
significados e as utilidades da experiência e do mundo, e faz da descoberta da
linguagem um elemento para capturar as pontes entre ela e o outro através da
interação social.
JUSTIFICATIVA
Vivemos um momento
gravíssimo em nossa escola onde a violência, a agressividade, a intolerância, a
indisciplina, o desrespeito, a falta de sensibilidade e mesmo de humanidade percebida
entre os alunos na escola impede a nós professores, exercermos um trabalho de
qualidade que, ao mesmo tempo, resgate a nossa escola.
Para que mudanças
ocorram os projetos desenvolvidos serão de curto, médio e longo prazo
objetivando incutir valores que levem ao pensar e refletir e conseqüentemente mudança
de atitudes.
Investir
no pensar melhor, desde criança, como propõe Lipman, pode ajudar a desencadear
um processo educativo de qualidade, o que se refletirá mais tarde. Além do mais
propiciará aos alunos envolvidos uma vivência mais rica da realidade da nossa
escola.
Daí o Filosofiar
– educar para
emancipar – tendo em mente que a filosofia educa o intelecto e a emoção.
O
Filosofiar veio para ampliar e complementar as atividades desenvolvidas no
projeto A “arte” de conhecer e aprender no atelier de Tarsila e Monet, com os
alunos do Ensino Fundamental I.
OBJETIVOS
GERAIS:
-Levar os alunos a compreenderem e a perceberem a natureza holística do conhecimento.
-Levar
a filosofia às crianças, levar as crianças a "filosofar";
-Ampliar
o desenvolvimento das habilidades cognitivas mediante discussões de assuntos
filosóficos;
-Desenvolver
as habilidades cognitivas dentro de um contexto significativo, por meio do diálogo;
-Colaborar
na formação de cidadãos competentes em solucionar problemas e encontrar saídas
criativas e éticas, nos diversos contextos em que vivem;
-Levar
o aluno a refletir e a questionar sobre alguns princípios éticos; sobre a
preservação do meio ambiente e sobre outros temas relevantes no contexto atual;
-Desenvolver
nas crianças um pensar mais interrogativo, reflexivo e investigativo, o pensar
bem, usando a literatura infantil como contexto significativo;
-Introduzir
a criança no mundo das artes e torná-la capaz de uma apreciação estética.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Estimular
os alunos a:
Ø Participar em grupos;
Ø Dialogar/Debater;
Ø Entender a responsabilidade de pertencer a um grupo;
Ø Aumentar a autoestima;
Ø Aprender a ser tolerante com as idéias dos outros;
Ø Alargar a visão do mundo e a capacidade de questionar e de investigar o mundo;
Ø Refletir sobre valores morais e éticos;
Ø Despertar para a apreciação da arte e da beleza da vida;
Ø Observar, questionar, repensar o mundo;
Ø Utilizar a literatura infantil como instrumento para estimular a investigação filosófica;
Ø Demonstrar, por meio de contextos literários, a capacidade da criança de fazer perguntas filosóficas (metafísicas, lógicas e éticas);
Ø Desenvolver as habilidades cognitivas (de investigação, raciocínio, formação de conceitos e tradução) e o pensar bem por meio do uso da literatura infantil e atividades lúdicas.
Ø Participar em grupos;
Ø Dialogar/Debater;
Ø Entender a responsabilidade de pertencer a um grupo;
Ø Aumentar a autoestima;
Ø Aprender a ser tolerante com as idéias dos outros;
Ø Alargar a visão do mundo e a capacidade de questionar e de investigar o mundo;
Ø Refletir sobre valores morais e éticos;
Ø Despertar para a apreciação da arte e da beleza da vida;
Ø Observar, questionar, repensar o mundo;
Ø Utilizar a literatura infantil como instrumento para estimular a investigação filosófica;
Ø Demonstrar, por meio de contextos literários, a capacidade da criança de fazer perguntas filosóficas (metafísicas, lógicas e éticas);
Ø Desenvolver as habilidades cognitivas (de investigação, raciocínio, formação de conceitos e tradução) e o pensar bem por meio do uso da literatura infantil e atividades lúdicas.
Conteúdo:
- Leitura, Escrita, Interpretação,
Estudo e Produção de Textos;
- Filosofia: princípio do
conhecimento como saber e norma de vida;
- O Ser, os Seres, o Homem e seu
papel no universo;
- Valores, Ética, Moral;
- Genealogia;
- Identidade/EU;
- Realidade e Medo;
- Tempo e Memória; As Palavras;
- Felicidade;
- O amor;
- O Bem e o Mal;
- Boas maneiras e etiqueta.
Encaminhamentos/Atividades:
Todo o
conteúdo será trabalhado no contexto de textos, canções, livros, poesias,
filmes, imagens variadas, reprodução de obras de arte, CDs e DVDs.
Texto gerador: A Incrível Fuga Da Cebola – Sara Fanelli
Oficinas de
arte: Painéis/Murais – colagens; pinturas com tinta guache, lápis de cor,
canetinhas, giz de cera; carvão; origami; argila; gesso; bordado; entre outros;
Letra e
Música;
Aulas dialogadas;
Jogos
Teatrais;
Trabalhos em
grupo e individuais;
Discussões/Debates;
Leitura de
textos e livros (data show);
Leitura, Escrita
e Produção de Texto;
Reprodução de
obras de arte;
Roda
compartilhada;
Recursos:
Os recursos
estão intrinsecamente ligados ao conteúdo, dando-lhe sentido para melhor
compreensão e interpretação da realidade. São eles:
Textos:
Histórias, textos, crônicas, poesias, poesias visuais,
ilustrações, quadrinhos e desenhos animados selecionados dos sites:
www.rosangelatrajano.com.br/index.html
blogfilosofiaevida.com/index.php/category/filosofia-para-criancas/
filosofiacritica.wordpress.com/2012/02/18/filosofia-com-criancas-acaixa-da-vida/
Livros:
A incrível
fuga da cebola – Sara Fanelli.
Brincando de
filosofar – Rosângela Trajano.
Deus- Bia Bedran.
Nascemos Livres- Anistia Internacional.
Lilás- Mary E. Whitcomb.
A Descoberta- Jonas Ribeiro.
As tranças de Bintou- Sylviane A. Diouf.
O Violinista- Colin Thompson.
Quando as cores foram proibidas- Monika Feth e A. Boratynski.
A História das Cores- Subcomandante Marcos.
Liga-Desliga- Camila Franco, Jarbas Agnelli e Marcelo Pires.
A Moça Tecelã- Marina Colasanti.
O herói Dom Quixote- resumo e adaptação de Rosângela Trajano.
CDs:
Classical: Works of the great masters –
Trilogy.
MPB:
Coletâneas.
DVDs:
Trechos de
filmes selecionados envolvendo temas trabalhados.
Reproduções de obras de arte:
Seleção de
artistas nacionais e internacionais envolvendo temas trabalhados.
Fotografias:
Variadas:
envolvendo o conteúdo trabalhado.
Imagens da Internet e Vídeos do Youtube (selecionados a partir do conteúdo),
entre eles:
Guerra do arco-íris;
Coisas cor de rosa, não são exclusividade de meninas!;
Guerra do arco-íris;
Coisas cor de rosa, não são exclusividade de meninas!;
O homem que
plantava árvores.
Avaliação:
A avaliação -
entendida como um processo multidimensional - será constante e contínua
englobando vários fatores: acompanhamento e participação na sala de aula,
produções realizadas em classe e extraclasse, bem como exercícios escritos,
entendidos como um momento da avaliação; uma forma a mais de perceber o que foi
apreendido.
Trabalho de campo/Visitas:
Museu Afro
Brasil;
Museu da
Língua Portuguesa;
MIS – Museu
da Imagem e do Som;
Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo;
Museu de Ciências da Universidade de São Paulo;
Estação Ciência.
Áreas de interesse: Multidisciplinar.
Duração:
de março a novembro de 2013.
Público alvo: Alunos do Ensino
Fundamental I.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Maria
Auxiliadora Espeschit
São Paulo, Fevereiro de 2013.
muito legal!!!!!! gostei muito!!!!!!!! adorei perfeito
ResponderExcluirissso é muito importante na nosssas vidas!!!!!!!!!
ResponderExcluirtambem acho jennifer o futuro da escola joaninha grassi fagundes seta nesse blog
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