Cultura

Os assuntos/temas dos vídeos aqui postados reforçam e dão sentido tanto aos conteúdos trabalhados, como às leituras e temas de discussão e debate, das rodas compartilhadas, realizadas na sala de aula.



O folclore é uma festa que une todas as tradições, crenças e lendas de um país. Ele é comemorado no dia 22 de Agosto. Ele foi criado no ano de 1965.


Pertencem ao folclore:
A mitologia, as crendices, as lendas, os folguedos, as danças regionais, as canções populares, as histórias populares, os costumes populares, religiosidade popular ou cultos populares, a linguagem típica de uma região, medicina popular, o artesanato etc.



Personagens do folclore brasileiro
Mula sem cabeça
Caipora
                  Bumba meu Boi
Curupira         
Romãozinho

Iara
                           
Lobisomem

Saci 

                               


O folclore é o conjunto de manifestações de caráter popular de um povo, ou seja, é o conjunto de elementos artísticos feitos do povo e para o povo, sempre ressaltando o caráter de tradicional destas representações e sempre transmitidas de uma geração para outra através da prática (os pais ensinam aos filhos, que desde pequeninos já praticam).
O folclore varia bastante de um País para o outro, e até mesmo dentro de um Estado é bastante variável, pois as diferenças entre as regiões são muito grandes.
  
         
No caso do Brasil, o folclore foi resultado da união da cultura a partir da miscigenação dos povos imigrantes.
         
O que resultou é que em muitas regiões brasileiras o folclore é muito diferente, pois devido às influências de cada um desses povos formadores do Brasil, algumas regiões apresentam uma maior tendência a uma origem mais detalhada.       
Maracatu: uma das mais proeminentes manifestações do folclore brasileiro
Maracatu
O termo Folk-Lore foi empregado pela primeira vez em 22 de agosto de 1846. Folk quer dizer povo; lore, o saber, o conhecimento, o costume. 
O Folclore brasileiro é riquíssimo, podemos citar as lendas, provérbios, trava-línguas, parlendas, ditados populares, brincadeiras, comidas, festas populares, cantigas, crenças, enfim tudo que faz parte da nossa cultura é considerado folclore brasileiro.
FIQUE POR DENTRO!
As lendas são histórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. As lendas fazem parte do nosso Folclore.
ALGUMAS LENDAS DA REGIÃO NORTE do Amazonas e Pará

A LENDA DE MATINTA PERERA

Conta à lenda, que à noite, um assobio agudo perturba o sono das pessoas e assusta as crianças, ocasião em 
que o dono da casa deve prometer tabaco ou fumo.
Ao ouvir durante a noite, nas imediações da casa, um estridente assobio, o morador diz: - Matinta pode passar amanhã aqui para pegar seu tabaco. No dia seguinte uma velha aparece na residência onde a promessa foi feita, a fim de apanhar o fumo. 

                                                         
A velha é uma pessoa do lugar que carregaria a maldição de "virar" Matinta Perera, ou seja, à noite transformar-se neste ser indescritível que assombra as pessoas. 
              
  A Matinta Perera pode ser de dois tipos: com asa e sem asa. A que tem asa pode transformar-se em pássaro e voar nas cercanias do lugar onde mora. A que não tem, anda sempre com um pássaro, considerado agourento, e identificado como sendo "rasga-mortalha".     
           

Dizem que a Matinta, quando está para morrer, pergunta: “Quem quer? Quem quer?" Se alguém responder "eu quero", pensando em se tratar de alguma herança de dinheiro ou jóias, recebe na verdade a sina de "virar" Matinta Perera.
    

      


                                                           A LENDA DO UIRAPURU


            
O pássaro de pluma vermelha e canto maravilhoso é atingido pela flecha de uma donzela apaixonada, transformando-se num belo e forte guerreiro.
 
Porém, um feio e aleijado feiticeiro enciumado, possuidor de uma flauta encantada, através de sua linda música faz com que o jovem desapareça, restando somente sua bela voz na mata.
Dificilmente vemos o uirapuru, mas ouvimos com frequência seu canto inédito. Único do mundo, misteriosa ave de canto lendário, quando o Uirapuru canta, todas as outras aves ao redor se calam e quem ouvir sentirá muita paz.
                                               
Poucos dizem ter conseguido ver e ouvi-lo cantando, porém descrevem sua plumagem de formas diferentes, confirmando assim uma Lenda que diz, “quando ele permite que o vejam”, aparece sempre disfarçado para confundir com outras aves.

                                              

OUTRA VERSÃO DA LENDA DO UIRAPURU
"Conta a lenda que um belo índio, disputado por todas as jovens da tribo, foi morto por seu rival. Mas, como que por encanto, o corpo desapareceu, transformado em um pássaro invisível. 
Desse dia em diante, apaixonadas e saudosas, as índias ouviam apenas um canto maravilhoso que povoava de harmonia os recantos da floresta, mas afastava-se sempre que elas o perseguiam. 
Era o belo índio que haviam perdido para sempre... encantado no pássaro de voz mais melodiosa da mata. 
Era o Uirapuru. 
Seu canto soa puro e delicado, como o de uma flauta.
E a Floresta Amazônica silencia em reverência ao mestre dos pássaros.
Índios e sertanejos se emocionam.
Poucos têm a oportunidade de ouvir o pequeno pássaro, que canta apenas alguns minutos, ao alvorecer e ao anoitecer, durante os 15 dias do ano em que constrói seu ninho.
Ao som de seu canto, homens e mulheres apressam-se a fazer pedidos, confiantes de que serão prontamente atendidos.
Muitos buscam suas penas, e até mesmo pedaços do ninho, aos quais atribuem poderes mágicos.
Acreditam que uma de suas penas dará aos homens sorte no amor e nos negócios.
E um pedaço de seu ninho garantirá às mulheres a paixão e a fidelidade do amado, para sempre.
Estas são apenas algumas das muitas histórias sobre o  Uirapuru, o pequeno grande cantor da Floresta Amazônica, que encanta a todos, e inspira lendas.
O som que você vai ouvir foi gravado na Floresta Amazônica.
É uma gravação que dura 1min.
Poucas pessoas ouviram este canto.
Poucos têm a oportunidade de ouvir o pequeno pássaro. Você tem essa oportunidade, agora. Ouça a gravação até o fim.
Repasse esta apresentação aos seus amigos, para que eles também possam conhecer mais sobre esse pássaro encantador, e ouvir seu canto." (Autor desconhecido)

                           UIRAPURU - Heitor Villa-Lobos - Nilo Amaro e Seus Canteiros de Ébano
Uirapuru, uirapuru
Seresteiro, cantador do meu sertão
Uirapuru, uirapuru
Ele canta as mágoas do meu coração

A mata inteira fica muda ao teu cantar
Tudo se cala para ouvir tua canção
Que vai ao céu numa sentida melodia
Vai a Deus em forma triste de oração

Uirapuru, uirapuru...

Ele canta as mágoas do meu coração
Se Deus ouvisse o que te sai do coração
Entenderia que é de dor tua canção
Que daria para salvar o meu sertão

Uirapuru, uirapuru
Seresteiro, cantador do meu sertão
Uirapuru, uirapuru
Ele canta as mágoas do meu coração


GRAVIDADE E PESO
E tudo começou com uma maçã...  
Gravidade e Peso

           A força da gravidade ou gravitacional é a força que faz com que nossos corpos e todos os objetos fiquem no solo, sem flutuar. A descoberta e o estudo da força gravitacional foram feitos por Isaac Newton, cientista inglês que, ao observar por algum tempo as maçãs de uma macieira caindo no chão, começou pensar que talvez houvesse a mesma explicação tanto para o fato da maçã cair da árvore sempre na mesma trajetória, como para o fato da Lua girar em torno da Terra sem cair sobre ela. 
          E sua suspeita estava correta!
          A força gravitacional age sobre os corpos, conferindo-lhe o peso, portanto sem a gravidade, os corpos não teriam peso. Os corpos celestes estão sujeitos à força da gravidade porque as massas se atraem. Isso explica o fato dos planetas do sistema solar, asteroides e estrelas girarem ao redor do Sol: sua força de atração é imensa!
A explicação é a mesma para o fato da Lua girar ao redor da Terra sem ficar “perdida no espaço”.

Peso e Massa... Existe diferença?
Sim, existe! Já vimos que o peso nada mais é que a força da gravidade agindo sobre os corpos, mas a massa representa a quantidade de matéria presente em um determinado corpo. Por exemplo: quando pesamos batatas, ou laranjas, ou quando você se pesa, na verdade estamos verificando qual é a quantidade de massa desses corpos.

Corpos em queda...
Foi o físico italiano Galileu Galilei, quem conseguiu comprovar que corpos semelhantes na forma e tamanho, mas com pesos diferentes atingem o solo no mesmo tempo. Conseguiu essa comprovação com um experimento muito simples: lançaram da mesma altura, duas esferas de pesos diferentes, que atingiram o solo realmente ao mesmo tempo.

 A Lua e as marés
Os pescadores e outras pessoas que dependem do mar para desenvolver algum trabalho sabem que a Lua influencia nas marés e não tem nada de mágico nisso... O que ocorre é que a força da gravidade da Lua atrai os oceanos, fazendo com eles subam ou desçam à medida que a Lua gire em torno da Terra. Quando o mar sobe é a maré alta e quando ele desce é a maré baixa.


Curiosidade
Os astronautas pulam seis vezes mais alto na Lua do que na Terra porque há menos gravidade puxando-os para baixo.

ISAAC NEWTON viveu há trezentos anos e vai ser "famoso de morrer" até o fim dos tempos. Mas por quê? Todos sabem que um dia ele se sentou à sombra de uma macieira e levou uma maçãzada na cabeça, o que o levou a descobrir a lei da gravidade. 



                                    
                                                                   JARDIM BOTÂNICO DE CAMBRIDGE: MACIEIRA PLANTADA EM HOMENAGEM A NEWTON.


                                                 BIG-BANG: COMO TUDO COMEÇOU
VOCÊ JÁ DEVE TER OLHADO PARA O CÉU E PERGUNTADO: DE ONDE VIERAM OS PLANETAS, O SOL, AS ESTRELAS? OU OLHADO PARA A TERRA E PERGUNTADO DE ONDE VIERAM AS ROCHAS, OS ANIMAIS, AS PLANTAS E OS SERES HUMANOS. PARA OS CIENTISTAS, TUDO O QUE EXISTE NO UNIVERSO VEIO DE UMA BOLHA QUE, HÁ CERCA DE 10 OU 20 BILHÕES DE ANOS, SURGIU EM UM TIPO DE “SOPA” QUENTÍSSIMA E COMEÇOU A CRESCER, DANDO ORIGEM A TODA A MATÉRIA QUE CONHECEMOS.

ESSA BOLHA ERA FORMADA DE PARTÍCULAS DE LUZ (FÓTONS) E OUTRAS PARTÍCULAS MINÚSCULAS, QUE SE CRIAVAM E SE DESTRUÍAM O TEMPO TODO. OS CIENTISTAS CHAMAM ESSA TEORIA QUE TENTA EXPLICAR A ORIGEM DE TODAS AS COISAS DE BIG-BANG , EXPRESSÃO EM INGLÊS QUE QUER DIZER “GRANDE EXPLOSÃO”. À MEDIDA QUE CRESCIA, A BOLHA MUDAVA: ELA FICOU, POR EXEMPLO, BEM MAIS FRIA. QUANDO O UNIVERSO COMPLETOU 500 MIL ANOS DE IDADE, A TEMPERATURA DA BOLHA ERA DE 10 MIL GRAUS CELSIUS! COM O TEMPO, AS PARTÍCULAS TAMBÉM COMEÇARAM A FICAR DIFERENTES UMAS DAS OUTRAS. ESSAS PARTÍCULAS MINÚSCULAS FORAM SE JUNTANDO E FORMANDO ÁTOMOS CADA VEZ MAIS PESADOS.OS PRIMEIROS ÁTOMOS A SURGIR FORAM OS DE HIDROGÊNIO, ELEMENTO MAIS SIMPLES QUE EXISTE NA NATUREZA, E OS DE HÉLIO. ESSES ELEMENTOS SE MISTURARAM, FORMARAM NUVENS E UMA PARTE DELAS GEROU ESTRELAS. OS ELEMENTOS MAIS COMPLEXOS QUE O HÉLIO FORAM FORMADOS PELAS ESTRELAS. OUTRA PARTE DESSA NUVEM QUE PRODUZIU AS ESTRELAS FORMOU UM TIPO DE “DISCO”, GIRANDO EM TORNO DELAS. NESSES DISCOS, SURGIRAM “PELOTAS” QUE CRESCERAM ATÉ VIRAREM PLANETAS E SEUS SATÉLITES.

ÁTOMOS
ÁTOMOS SÃO PEQUENAS UNIDADES QUE FORMAM TODAS AS COISAS NO UNIVERSO. HÁ CERCA DE 2,5 MIL ANOS O FILÓSOFO GREGO DEMÓCRITO DISSE QUE, SE PEGÁSSEMOS AS COISAS E FÔSSEMOS PARTINDO EM PEDAÇOS CADA VEZ MENORES, CHEGARÍAMOS A UMA PARTÍCULA INDIVISÍVEL. ELE CHAMOU ESSA UNIDADE MINÚSCULA DE ÁTOMO (A = NÃO E TOMO = DIVISÍVEL). NO COMEÇO DO SÉCULO 20, OS CIENTISTAS DESCOBRIRAM QUE OS ÁTOMOS ERAM FORMADOS POR PARTÍCULAS AINDA MENORES. ATUALMENTE, SÃO CONHECIDAS CENTENAS DESSAS PARTÍCULAS E, DE VEZ EM QUANDO, OS CIENTISTAS DESCOBREM OUTRAS QUE TINHAM PASSADO DESPERCEBIDAS.

INICIALMENTE, OS PLANETAS ERAM MUITO QUENTES. A TERRA, POR EXEMPLO, NÃO TINHA ÁGUA LÍQUIDA QUANDO SE FORMOU. FORAM NECESSÁRIOS MILHÕES DE ANOS PARA QUE SE RESFRIASSE. ISSO PERMITIU A FORMAÇÃO DE RIOS E OCEANOS, NOS QUAIS OS CIENTISTAS ACREDITAM QUE SURGIRAM AS PRIMEIRAS FORMAS DE VIDA, E A PARTIR DAS QUAIS VIERAM OS BICHOS, AS PLANTAS E O HOMEM.

SEJA COMO FOR, AS GALÁXIAS POVOARAM TODO O UNIVERSO. É RARO EXISTIR UMA GALÁXIA ISOLADA. ELAS TENDEM A SE JUNTAR EM GRUPOS QUE PODEM INCLUIR DESDE DEZENAS DE GALÁXIAS ATÉ SUPERAGLOMERADOS, COM MILHARES DELAS. A VIA LÁCTEA, GALÁXIA ONDE ESTÃO O SOL E OS OITO PLANETAS (JÚPITER, SATURNO, URANO, NETUNO, TERRA, VÊNUS, MARTE, MERCÚRIO), FORMOU-SE NESSA FASE.
HÁ OUTRAS TEORIAS PARA EXPLICAR A ORIGEM DO UNIVERSO, MAS POR ENQUANTO O BIG-BANG É A TEORIA MAIS ACEITA. COM O PASSAR DO TEMPO, OS CIENTISTAS FORAM REUNINDO DADOS PARA PROVAR QUE O BIG-BANG REALMENTE ACONTECEU. COM OS TELESCÓPIOS MODERNOS, ELES TÊM CONSEGUIDO OBSERVAR CADA VEZ MAIS LONGE O UNIVERSO, E COM O SATÉLITE NORTE-AMERICANO COBE, ELES PUDERAM “FOTOGRAFAR” UM MOMENTO MUITO PRÓXIMO À ORIGEM DO UNIVERSO.
                                   
                                                           BIG BANG: A ORIGEM DO UNIVERSO






EVOLUÇÂO
A vida evoluiu...
...E nós evoluímos...
...Evoluímos
?
Para onde vamos agora
?
Vídeo que demonstra o processo de criação e evolução do Universo, a partir da teoria do Big Bang, a criação da vida biológica, seu desenvolvimento e evolução das formas de manifestação. O vídeo trata da evolução dos reinos desde o mineral (adquire a capacidade de atração), o vegetal (adquire a irritabilidade), o animal (conquista o instinto) e o hominal (que chega a ter autoconsciência), organizados no plano invisível por um princípio inteligente, evoluindo até se tornar uma inteligência Espiritual no ciclo humano de manifestação (sem consciência de sua natureza intrínseca). Mas este, nos dias atuais e da maneira que está a humanidade, não difere muito ainda do reino animal, com raras exceções na humanidade.


SISTEMA SOLAR

QUANTAS VEZES JÁ NÃO OLHAMOS PARA O CÉU E BRINCAMOS DE CONTAR ESTRELAS? DE REPENTE OUVIMOS UM GRITO: ESTRELA CADENTE! 
HOJE NÓS VAMOS APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE O SISTEMA SOLAR!
O SISTEMA SOLAR É COMPOSTO PELO SOL, PLANETAS, SEUS SATÉLITES, E OS CHAMADOS PEQUENOS CORPOS QUE SÃO: ASTEROIDES  COMETAS, METEOROS ENTRE OUTROS. TODOS ESTES CORPOS CELESTES SÃO COMANDADOS PELO SOL, OU PARA QUE POSSAMOS ENTENDER DE FORMA SIMPLIFICADA, GIRAM EM TORNO DO SOL.

O SOL É A ESTRELA MAIS PRÓXIMA DA TERRA.

AS OUTRAS BILHÕES DE ESTRELAS QUE COMPÕEM O UNIVERSO ESTÃO TÃO DISTANTES QUE VEMOS APENAS À NOITE COMO PEQUENOS PONTOS DE LUZ.
OS OITO PLANETAS QUE FAZEM PARTE DO SISTEMA SOLAR SÃO: MERCÚRIO, VÊNUS, TERRA, MARTE, JÚPITER, SATURNO, URANO E NETUNO. IMPORTANTE LEMBRAR AQUI, QUE ATÉ AGOSTO DE 2006 PLUTÃO ERA CONSIDERADO O NONO PLANETA, DESDE ENTÃO PASSOU A SER CLASSIFICADO COMO PLANETA ANÃO.
OS PLANETAS MENORES E MAIS PRÓXIMOS DO SOL SÃO COMPOSTOS DE ROCHAS E METAIS - MERCÚRIO, VÊNUS, TERRA E MARTE. OS PLANETAS MAIORES E MAIS DISTANTES DO SOL SÃO PLANETAS GASOSOS - JÚPITER, SATURNO, URANO E NETUNO. É ISTO MESMO SÃO PLANETAS QUE SÃO FORMADOS BASICAMENTE POR HIDROGÊNIO E HÉLIO!
COM EXCEÇÃO DA TERRA TODOS OS PLANETAS TÊM NOMES DE DEUSES DA MITOLOGIA GREGA E ROMANA. VAMOS VER A SEGUIR ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE CADA PLANETA.
MERCÚRIO
NA MITOLOGIA: MENSAGEIRO DOS DEUSES
É O PLANETA MAIS PRÓXIMO DO SOL. TAMBÉM SE DESTACA POR SER MENOR DE TODOS OS PLANETAS!
DISTÂNCIA MÉDIA DO SOL: 57.910.000 KM
DIÂMETRO: 4.878 km
TEMPERATURA MÉDIA: 800 C

VÊNUS
NA MITOLOGIA: DEUSA DO AMOR
O SEGUNDO PLANETA MAIS PRÓXIMO DO SOL. O PLANETA MAIS BRILHANTE DE TODOS!
DISTÂNCIA DO SOL: 108.200.000 KM
DIÂMETRO: 12.103,6 km
TEMPERATURA MÉDIA: 480 C

TERRA
O TERCEIRO PLANETA A PARTIR DO SOL. SOMOS O QUINTO MAIOR PLANETA DO SISTEMA SOLAR E O ÚNICO CAPAZ DE SUPORTAR VIDA! 70% DA SUPERFÍCIE DA TERRA É COBERTO POR ÁGUA, O QUE É ESSENCIAL À VIDA!
DISTÂNCIA DO SOL: 149.600.000 KM
DIÂMETRO: 12,756. 3 km
TEMPERATURA MÉDIA: 15 C

MARTE
NA MITOLOGIA: DEUS DA GUERRA.
O QUARTO PLANETA A PARTIR DO SOL. TAMBÉM CONHECIDO POR PLANETA VERMELHO DEVIDO A SUA COR.
DISTÂNCIAS DO SOL: 227.940.000 KM
DIÂMETRO: 6.794 km
TEMPERATURA MÉDIA: -63 C.

JÚPITER
NA MITOLOGIA: DEUS DOS DEUSES
O QUINTO PLANETA A PARTIR DO SOL. É O MAIOR DE TODOS OS PLANETAS!
DISTÂNCIA DO SOL: 778.330.000 KM
DIÂMETRO: 142.984 km
TEMPERATURA MÉDIA: -150 C

SATURNO
NA MITOLOGIA: DEUS DA AGRICULTURA
O SEXTO PLANETA A PARTIR DO SOL. PLANETA FAMOSO POR SEUS INCRÍVEIS ANÉIS FORMADOS POR PARTÍCULAS DE ROCHA E GELO. TAMBÉM É O PLANETA QUE POSSUI O MAIOR NÚMERO DE LUAS!
DISTÂNCIA DO SOL: 1.429.400.000 KM
DIÂMETRO: 120.536 km
TEMPERATURA MÉDIA: -130 C

URANO
NA MITOLOGIA: DEUS DOS CÉUS.
O SÉTIMO PLANETA A PARTIR DO SOL. É O ÚNICO PLANETA QUE GIRA DE LADO! OU SEJA, PARALELO A SUA ÓRBITAS AO INVÉS DE PERPENDICULAR COMO OS DEMAIS INCLUSIVE A TERRA.
DISTÂNCIA EM RELAÇÃO AO SOL: 2.870.990.000 KM
DIÂMETRO: 51.118 km   
TEMPERATURA MÉDIA: -214 C.

NETUNO
NA MITOLOGIA: DEUS DO MAR 
O OITAVO PLANETA A PARTIR DO SOL E O MAIS DISTANTES DELES. SEMELHANTE A URANO SE DESTACA PELO SUA COR AZULADA!
DISTÂNCIA DO SOL: 4.504.000.000 KM
DIÂMETRO: 49.528 km
TEMPERATURA MÉDIA: -220 C

                                                            






A CRIAÇÃO DO PLANETA TERRA

PANGEIA


A TEORIA DA PANGEIA FOI FORMULADA PELO METEOROLOGISTA ALEMÃO ALFRED WEGENER, NO INÍCIO DO SÉCULO XX. EM SUA TEORIA, HÁ 200 MILHÕES DE ANOS AS PORÇÕES DE TERRA FORMAVAM UM ÚNICO CONTINENTE.
O TERMO “PANGEIA”, NO IDIOMA GREGO, SIGNIFICA “TODA TERRA”, E NESTE PERÍODO GEOLÓGICO ERA UM CONTINENTE BANHADO POR UM ÚNICO OCEANO, O PANTALASSA.









PLANETA TERRA VISTO DO ESPAÇO


PLACAS TECTÔNICAS

PLACAS TECTÔNICAS SÃO PORÇÕES DA CROSTA TERRESTRE (LITOSFERA) LIMITADAS POR ZONAS DE CONVERGÊNCIA OU DIVERGÊNCIA.
SEGUNDO A TEORIA DA “TECTÔNICA DAS PLACAS”, A LITOSFERA É CONSTITUÍDA DE PLACAS QUE SE MOVIMENTAM INTERAGINDO ENTRE SI, O QUE OCASIONA UMA INTENSA ATIVIDADE GEOLÓGICA, RESULTANDO EM TERREMOTOS E VULCÕES NOS LIMITES DAS PLACAS.







CAMADAS DA TERRA

CROSTA – É UMA CAMADA FINA QUE COBRE O PLANETA, COMPOSTA DE BASALTO, NOS OCEANOS, E DE GRANITO, NOS CONTINENTES. A VIDA SE DESENVOLVE NA SUPERFÍCIE DESSA CAMADA.
MANTO – É UMA CAMADA CONSTITUÍDA POR MINERAIS RICOS EM SILÍCIO, FERRO E MAGNÉSIO.
NÚCLEO – É A CAMADA MAIS PROFUNDA, PROVAVELMENTE CONSTITUÍDA DE MINÉRIO DE FERRO E UM POUCO DE NÍQUEL. SUA TEMPERATURA E PRESSÃO SÃO ALTÍSSIMAS, 5.000ºC APRESENTA UM DIÂMETRO MÉDIO DE 6.500 QUILÔMETROS.


CONTINENTES

A TERRA RESPIRA!


OCEANOS

OCEANO "OKEANOS"GREGO É UM CORPO PRINCIPAL DA ÁGUA SALINA, E UM COMPONENTE PRINCIPAL DA HIDROSFERA. APROXIMADAMENTE 71% DA SUPERFÍCIE DA TERRA (UMA ÁREA DE UNS 361 MILHÕES DE QUILÔMETROS QUADRADOS) É COBERTA PELO OCEANO, UM CORPO DE ÁGUA CONTÍNUO QUE GERALMENTE É DIVIDIDO EM DIVERSOS OCEANOS PRINCIPAIS E MARES MENORES. MAIS DO QUE A METADE DESTA ÁREA ESTÁ SOB MAIS 3.000 METROS (9.800 PÉS) DE PROFUNDIDADE.
QUASE TRÊS QUARTOS (71%) DA SUPERFÍCIE DA TERRA É COBERTA PELO OCEANO (CERCA DE 61% DO HEMISFÉRIO NORTE E DE 81% DO HEMISFÉRIO SUL). ESTE OCEANO GLOBAL INTERCONECTADO DE ÁGUA SALGADA, É NORMALMENTE DIVIDIDO EM  (PACÍFICO, ATLÂNTICO, ÍNDICO, ÁRTICO E ANTÁRTICO ) CORPOS INDEPENDENTES.
AS FRONTEIRAS ENTRE OS OCEANOS SÃO ESTABELECIDAS PELA ORGANIZAÇÃO HIDROGRÁFICA INTERNACIONAL. REGIÕES MENORES DOS OCEANOS SÃO CONHECIDAS COMO MARES, GOLFOS, ESTREITOS, ETC.

OCEANO
1
SEPARA ÁSIA E OCEANIA DAS AMÉRICAS
2
SEPARA AS AMÉRICAS DA EURÁSIA E DA ÁFRICA
3
BANHA O SUL DA ÁSIA E SEPARA ÁFRICA E AUSTRÁLIA
4
CIRCUNDA A ANTÁRTICA; EM ALGUNS CASOS É CONSIDERADO A SIMPLES EXTENSÃO SUL DOS OUTROS TRÊS OCEANOS
5
BANHA OS ENTORNOS DO PÓLO NORTE, ENTRE AS PORÇÕES NORTE DA AMÉRICA DO NORTE E EURÁSIA. EM ALGUNS CASOS, É CONSIDERADO UM MAR DO ATLÂNTICO.

O PACÍFICO E O ATLÂNTICO PODEM AINDA SER DIVIDIDOS PELA LINHA DO EQUADOR EM ATLÂNTICO NORTE E ATLÂNTICO SUL, PACÍFICO NORTE E PACÍFICO SUL. REGIÕES MENORES DOS OCEANOS SÃO CONHECIDAS COMO MARES, GOLFOS, ESTREITOS, ETC.






OCEANO


 OS CONTINENTES




CONTINENTES: AMÉRICA (VERMELHO), EUROPA (AZUL), ÁFRICA (PRETO) 
ÁSIA (AMARELO), ANTÁRTIDA (CINZA), OCEANIA (VERDE) 

O PLANETA POSSUI SEIS CONTINENTES: ÁFRICA, AMÉRICA, ANTÁRTICA, ÁSIA, EUROPA E OCEANIA. ESSAS GRANDES PORÇÕES DE TERRAS EMERSAS, LIMITADAS POR OCEANOS, MARES E MONTANHAS, POSSUEM EXTENSÃO TERRITORIAL DE 149.440.850 QUILÔMETROS QUADRADOS, CORRESPONDENDO A APROXIMADAMENTE 29% DA SUPERFÍCIE TERRESTRE.



PORÉM, HÁ MAIS DE 400 MILHÕES DE ANOS, TODOS ESSES CONTINENTES ESTAVAM UNIDOS, FORMANDO UM GRANDE CONTINENTE (PANGEIA), QUE SE FRAGMENTOU E DEU ORIGEM À ATUAL CONFIGURAÇÃO. ESTIMA-SE QUE ESSE FENÔMENO OCORREU HÁ 60 MILHÕES DE ANOS, SENDO DESENCADEADO PELO MOVIMENTO DAS PLACAS TECTÔNICAS.
OS LIMITES ENTRE OS CONTINENTES SÃO ESTABELECIDOS PRINCIPALMENTE POR MARES E OCEANOS. NO ENTANTO, OS CONTINENTES EUROPEU E ASIÁTICO FORMAM UMA MASSA DE TERRA, DENOMINADA EURÁSIA. AS FRONTEIRAS ENTRE ELES SÃO ESTABELECIDAS POR MEIO DOS MONTES URAIS, RIO URAL, MAR CÁSPIO, MONTANHAS DO CÁUCASO E PELO MAR NEGRO.
ESSAS PORÇÕES DO GLOBO APRESENTAM DIFERENÇAS EM VÁRIOS ASPECTOS: ÁREA, CLIMA, POPULAÇÃO, CULTURA, ECONOMIA, ENTRE OUTROS. ACOMPANHE AS CARACTERÍSTICAS DOS CONTINENTES TERRESTRES: 

- ÁFRICA: COM EXTENSÃO TERRITORIAL DE 30.198.835 QUILÔMETROS QUADRADOS, O CONTINENTE AFRICANO ABRIGA APROXIMADAMENTE 1,1 BILHÃO DE HABITANTES, DISTRIBUÍDOS EM 53 PAÍSES, SENDO A NIGÉRIA O MAIS POPULOSO: 158,2 MILHÕES DE PESSOAS. A  ÁFRICA APRESENTA A MAIOR DIVERSIDADE CULTURAL, ALÉM DE ABRIGAR BELAS PAISAGENS NATURAIS. 

- AMÉRICA: O CONTINENTE AMERICANO POSSUI UMA ÁREA SUPERIOR A 42 MILHÕES DE QUILÔMETROS QUADRADOS, ESTANDO DIVIDIDO EM AMÉRICA DO NORTE (23,4 MILHÕES DE KM²), AMÉRICA CENTRAL (735,6 MIL KM²) E AMÉRICA DO SUL (17,8 MILHÕES DE KM²). A AMÉRICA É FORMADA POR 35 PAÍSES, E SUA POPULAÇÃO É DE 934,3 MILHÕES DE HABITANTES. ESTADOS UNIDOS E CANADÁ (PAÍSES DA AMÉRICA DO NORTE) APRESENTAM ELEVADOS ÍNDICES DE DESENVOLVIMENTO HUMANO (IDH), ENTRETANTO, O MÉXICO E A MAIORIA DAS NAÇÕES DA AMÉRICA CENTRAL E DO SUL POSSUEM VÁRIOS PROBLEMAS DE ORDEM SOCIOECONÔMICA.

LOCALIZAÇÃO DA ANTÁRTICA

- ANTÁRTIDA: APROXIMADAMENTE 90% DAS GELEIRAS ESTÃO LOCALIZADAS NESSE CONTINENTE. SUA EXTENSÃO TERRITORIAL É DE 13,2 MILHÕES DE QUILÔMETROS QUADRADOS, PORÉM, NO INVERNO, COM O CONGELAMENTO DA ÁGUA, A ANTÁRTICA PODE ATINGIR ATÉ 26 MILHÕES DE KM². ELE É HABITADO POR PESQUISADORES DE 27 NAÇÕES. 

- ÁSIA: ESSE É O MAIOR E MAIS POPULOSO CONTINENTE TERRESTRE. SUA ÁREA É DE 44,9 MILHÕES DE QUILÔMETROS QUADRADOS, CORRESPONDENDO A 30% DAS ÁREAS EMERSAS DO GLOBO. O CONTINGENTE POPULACIONAL ASIÁTICO É DE 4,1 BILHÕES DE HABITANTES (60% DA POPULAÇÃO MUNDIAL). ESSE GRANDE CONTINENTE ESTÁ DIVIDIDO EM 45 PAÍSES, SENDO A CHINA O MAIOR (9.596.961 KM²) E MAIS HABITADO (1,3 BILHÃO DE HABITANTES). 

- EUROPA: POSSUI 49 PAÍSES DISTRIBUÍDOS EM UMA ÁREA DE 10,3 MILHÕES DE QUILÔMETROS QUADRADOS. COM 749,6 MILHÕES DE HABITANTES, A EUROPA APRESENTA O MENOR CRESCIMENTO POPULACIONAL: 0,1% AO ANO. ESSE CONTINENTE DETÉM OS MELHORES INDICADORES SOCIOECONÔMICOS DO PLANETA. 

- OCEANIA: MENOR PORÇÃO CONTINENTAL POSSUI EXTENSÃO TERRITORIAL DE 8,5 MILHÕES DE QUILÔMETROS QUADRADOS, ONDE RESIDEM 37,1 MILHÕES DE HABITANTES, DISTRIBUÍDOS EM 14 NAÇÕES. COM EXCEÇÃO DA AUSTRÁLIA E NOVA ZELÂNDIA, OS PAÍSES DESSE CONTINENTE APRESENTAM DIVERSOS PROBLEMAS ECONÔMICOS.
CONTINENTE AMERICANO





MOVIMENTOS DA TERRA: ROTAÇÃO E TRANSLAÇÃO

ROTAÇÃO:
O MOVIMENTO DE ROTAÇÃO DA TERRA É O GIRO QUE O PLANETA REALIZA AO REDOR DE SI MESMO, OU SEJA, AO REDOR DO SEU PRÓPRIO EIXO. ESSE MOVIMENTO SE FAZ NO SENTIDO ANTI-HORÁRIO, DE OESTE PARA LESTE, E TEM DURAÇÃO APROXIMADA DE 24 HORAS. GRAÇAS AO MOVIMENTO DE ROTAÇÃO, A LUZ SOLAR VAI PROGRESSIVAMENTE ILUMINANDO DIFERENTES ÁREAS, DO QUE RESULTA A SUCESSÃO DE DIAS E NOITES NOS DIVERSOS PONTOS DA SUPERFÍCIE TERRESTRE.


TRANSLAÇÃO:

JÁ O MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO É AQUELE QUE A TERRA REALIZA AO REDOR DO SOL JUNTO COM OS OUTROS PLANETAS. A VELOCIDADE MÉDIA DA TERRA AO DESCREVER ESSA ÓRBITA É DE 107.000 KM POR HORA, E O TEMPO NECESSÁRIO PARA COMPLETAR UMA VOLTA É DE 365 DIAS, 5 HORAS E CERCA DE 48 MINUTOS. ESSE TEMPO QUE A TERRA LEVA PARA DAR UMA VOLTA COMPLETA EM TORNO DO SOL É CHAMADO "ANO". O ANO CIVIL, ADOTADO POR CONVENÇÃO, TEM 365 DIAS. COMO O ANO SIDERAL, OU O TEMPO REAL DO MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO, É DE 365 DIAS E 6 HORAS, A CADA QUATRO ANOS TEMOS UM ANO DE 366 DIAS, QUE É CHAMADO ANO BISSEXTO.






ESTAÇÕES DO ANO














COORDENADAS GEOGRÁFICAS

PODEMOS LOCALIZAR NO MAPA LINHAS HORIZONTAIS E VERTICAIS: ELAS SÃO IMAGINÁRIAS E SERVEM PARA LOCALIZAR COM EXATIDÃO UM DETERMINADO PONTO NA SUPERFÍCIE DO PLANETA. FORMAM AS CHAMADAS COORDENADAS GEOGRÁFICAS.


PONTOS DE LOCALIZAÇÃO


PARALELOS E MERIDIANOS

AS LINHAS VERTICAIS, QUE NO GLOBO ESTÃO NO SENTIDO NORTE-SUL, SÃO CHAMADAS MERIDIANOS. JÁ AS LINHAS HORIZONTAIS, QUE CONTORNAM O GLOBO NO SENTIDO LESTE-OESTE, SÃO CHAMADAS PARALELOS.

O PRINCIPAL MERIDIANO É O DE GREENWICH. ELE DIVIDE O GLOBO EM DUAS PARTES IGUAIS, CHAMADAS HEMISFÉRIOS: HEMISFÉRIO OCIDENTAL (OU OESTE) E HEMISFÉRIO ORIENTAL (OU LESTE).

O QUE SÃO HEMISFÉRIOS?

HEMISFÉRIOS SÃO AS DUAS METADES EM QUE OS GEÓGRAFOS COSTUMAM DIVIDIR A TERRA, PARA MELHOR ESTUDÁ-LA. QUANDO CORTAMOS UMA MELANCIA AO MEIO, GERALMENTE O FAZEMOS NA VERTICAL. NESTE CASO, AS METADES DA MELANCIA SERIAM COMO O HEMISFÉRIO ORIENTAL E O OCIDENTAL. 

JÁ EM UMA LARANJA O CORTE É SEMPRE FEITO NA HORIZONTAL. NESSE CASO, COM AS DUAS METADES TEMOS A BANDA NORTE E A BANDA SUL, COMO ACONTECE COM O GLOBO TERRESTRE NO PLANISFÉRIO.

NO CASO DA TERRA REPRESENTADA NOS MAPAS, O EQUADOR É O PRINCIPAL PARALELO. ELE TAMBÉM DIVIDE O GLOBO EM DOIS HEMISFÉRIOS. O HEMISFÉRIO NORTE CORRESPONDE À METADE DO GLOBO LOCALIZADA ACIMA DA LINHA DO EQUADOR, E O HEMISFÉRIO SUL É A METADE QUE ESTÁ ABAIXO DO EQUADOR.







Um comentário: