Filosofiar

POR QUE TRABALHAR FILOSOFIA COM CRIANÇAS?
Matthew Lipman
Aprender a pensar por si mesmo sobre o próprio pensar é uma forma de investigação filosófica que emprega a lógica para um pensar crítico, a dimensão estética para um pensar criativo e a dimensão ética para um pensar cuidadoso. O pensar multidimensional – crítico, criativo e cuidadoso – está ancorado no campo filosófico. A pedagogia para o aprender a pensar bem é o diálogo investigativo em comunidade. O mesmo processo pode ser ampliado para as práticas pedagógicas nas outras áreas do conhecimento. A filosofia contribui com uma perspectiva interdisciplinar, buscando um pensar holístico sobre a experiência.
A criança aprende, desde muito cedo, a valorar e a perceber as implicações políticas de seu ser e agir no mundo. Ela ainda não tem estas noções tematizadas, ou abstraídas nestes conceitos, mas são capazes de percebê-las. Ela se comove diante da injustiça, do sofrimento e de toda forma de barbárie do mundo globalizado: pobreza, degradação ambiental, violência, fome, abandono, etc. Elas ficam indignadas diante das injustiças. As crianças vivem diariamente os conflitos e contradições de um mundo que propõe o consumismo e o prazer imediato. Elas questionam estes fatos e querem saber as razões que levam o ser humano a agir desta forma. Elas se interessam em buscar saídas para estes desafios.
Filosofia para Crianças incentiva e busca desenvolver as capacidades da criança de pensar sobre os valores éticos e torná-los guias para a ação humana.
Ser cidadão no mundo atual exige o desenvolvimento da capacidade de pensar e agir de forma crítica, criteriosa, ética, estética levando em conta a justiça e o bem comum. Daí que o exercício da cidadania passa necessariamente pela investigação rigorosa, participativa e pública dos significados e referências da comunidade, constituindo-se uma prática do filosofar ético e político. 
A vida democrática é a que oferece as melhores oportunidades para o crescimento moral e o exercício da liberdade de pensar, expressar e escolher. Quando a criança começa a filosofar – o diálogo investigativo sobre a linguagem que usamos para dar significados ao mundo – está exercitando sua cidadania. Nestas condições, a criança é um ser ético e cidadão, é um sujeito que existe ao mesmo tempo “em si” e “para si.” Ela é protagonista de sua experiência.

2015
Estou em fase de montagem das atividades do blog para 2014. Desculpem-me a demora, em breve estará atualizado.
Obrigada
Profª Dora


PROJETO FILOFICO:

TEXTO GERADOR: A INCRÍVEL FUGA DA CEBOLA
UMA JOVEM CEBOLA PRECISA CRESCER E TEM PLANOS PARA O FUTURO. ELA VIVE A PENSAR NAS COISAS QUE VÊ E NAS PRÓPRIAS EXPERIÊNCIAS. NO LIVRO "A INCRÍVEL FUGA DA CEBOLA", A PERSONAGEM ESTÁ AFLITA, COM MEDO DE CAIR NA PANELA.

AUTORA: SARA FANELLI

SINOPSE (RESUMO):
UMA JOVEM CEBOLA QUER ESCAPAR DO HORRÍVEL DESTINO DE TODAS AS CEBOLAS: SER FRITA NA PANELA. PARA FUGIR DA GRANDE FRITURA, SÓ HÁ UMA SAÍDA: SER UMA CEBOLA ESPERTA, QUE QUESTIONA E DUVIDA. MAS, PARA SE LIBERTAR, ELA PRECISA DA AJUDA DO LEITOR, QUE DEVE USAR A CABEÇA E AS MÃOS PARA AJUDÁ-LA A ESCAPAR DO LIVRO. ASSIM, A CEBOLA COMEÇA UMA CONVERSA PARA CONVENCER O LEITOR DA IMPORTÂNCIA DE APRENDER A PENSAR, E DO INÍCIO AO FIM, FAZ QUESTIONAMENTOS ÉTICOS E EXISTENCIAIS.

FICHA TÉCNICA:
EDITORA: ATICA
EDIÇÃO: 1ª EDIÇÃO - 2013
NÚMERO DE PÁGINAS: 68
ACABAMENTO: BROCHURA

SOBRE A AUTORA:
SARA FANELLI É UMA ARTISTA E ILUSTRADORA, NASCIDA EM FLORENÇA (ITÁLIA), EM 1969. ELA ESTUDOU ARTE EM LONDRES NA CAMBERWELL COLLEGE OF ART E DEPOIS NO ROYAL COLLEGE OF ART, ONDE SE GRADUOU EM 1995. ELA DIVIDE SEU TEMPO ENTRE O TRABALHO DE ILUSTRAÇÃO, LIVROS E PROJETOS DE AUTO-GERADOS. ELA ESCREVEU E ILUSTROU LIVROS INFANTIS QUE FORAM PUBLICADOS EM VÁRIAS LÍNGUAS E GANHARAM PRÊMIOS E COMENDAS INTERNACIONAIS.
EM 2006, SARA FANELLI FOI SELECIONADA PELA TATE MODERN PARA PROJETAR SUAS QUATRO COLEÇÕES DA GALERIA DE ENTRADAS PERMANENTES E DE 40 METROS DE COMPRIMENTO TIMELINE DE ARTISTAS DO SÉCULO 20. ESTA INSTALAÇÃO DE ARTE FOI PUBLICADA EM ABRIL DE 2012 NO STUDIO ARQUITETURA E URBANISMO.
MAPA DA ITÁLIA

SOBRE O LIVRO:
UMA CEBOLA QUE QUER ESCAPAR DO HORRÍVEL DESTINO DE TODAS AS CEBOLAS: SER FRITA NA PANELA. ESSA É A TRAMA QUE SE APRESENTA NO LIVRO “A INCRÍVEL FUGA DA CEBOLA”, DA AUTORA SARA FANELLI. PARECE UMA HISTÓRIA SINGELA… MAS É LONGE DISSO! UM LIVRO COM UM PROJETO GRÁFICO DE PRIMEIRA, ALTAMENTE INTERATIVO E INOVADOR.
TOTALMENTE CONCEITUAL, O LIVRO É UMA SURPRESA ABSOLUTA. SURPRESA NÃO SÓ PELO OBJETO-LIVRO, COM DESIGN PECULIAR E ÚNICO, COM UMA LINDA ARQUITETURA DE PAPEL, MAS TAMBÉM POR CAUSA DAS QUESTÕES FILOSÓFICAS QUE VÃO ENCADEANDO CADA PÁGINA DA OBRA. AS QUESTÕES EM DOBRADINHA COM O PROJETO GRÁFICO POTENCIALIZA A INTERVENÇÃO E CHAMA O PEQUENO LEITOR PARA PENSAR JUNTO E LIBERTAR A CEBOLA DO SEU TRISTE FIM – A PANELA. CADA PERGUNTA-PROVOCAÇÃO QUE SURGE NO LIVRO, É CONSTRUÍDA A LIBERTAÇÃO DA CEBOLA.
PARA O LEITOR ADULTO, A SENSAÇÃO DE QUE A CEBOLA SOMOS NÓS É REAL. ELA VAI CONVERSANDO COM A GENTE, NOS CONVENCENDO DE QUE É IMPORTANTE REFLETIR E SE TRANSFORMAR PARA PODER SE LIBERTAR. COM QUESTIONAMENTO ÉTICOS, ELA COLOCA TODO MUNDO EM XEQUE. QUESTÕES PROFUNDAS E EXISTENCIAIS COMO “O QUE É MAIS REAL: O QUE NÓS DE FATO FIZEMOS OU O QUE NÓS PENSAMOS QUE FIZEMOS?”, “É POSSÍVEL ALGUÉM SER MAU E BOM?”, “QUANTO DURA UM MINUTO?”.
O PROJETO É TÃO BEM FEITO, QUE A CADA PÁGINA DE QUESTÃO EXISTENCIAL QUE VAMOS PASSANDO, O LEITOR VAI PERFURANDO OUTRA CAMADA PERFURADA DA CABEÇA DA CEBOLA… ESTAMOS DESTACANDO E VENDO AS NOSSAS CAMADAS, QUE NOS AFASTA DA NOSSA ESSÊNCIA. “SERÁ QUE A BORBOLETA LEMBRA SER UMA LAGARTA?”.
NO FINAL DO LIVRO A CEBOLA E NÓS SOMOS LIBERTADOS. LIVRO PRA LER, RELER, LER NOVAMENTE, RELER MAIS UMA VEZ E PENSAR ATÉ QUE PONTO ESTAMOS PRESOS NAS NOSSAS CAMADAS DO NÃO-CONHECIMENTO DE NÓS MESMOS. PODER OFERTAR ESSE CAMINHO DE LIBERTAÇÃO PARA AS CRIANÇAS DESDE PEQUENOS É UM PRIVILÉGIO. ESTAMOS TODOS NO CAMINHO DO AUTOCONHECIMENTO. E, NESSE CASO, ESTAMOS SENDO LEVADOS A REFLETIR COM UMA CEBOLA. SEM PRECONCEITOS, INTRIGANTE, É DESTACAR A PRIMEIRA CAMADA E APROFUNDAR SEM MEDO DO QUE VAI ENCONTRAR. O FIM? LIBERDADE DE CONSCIÊNCIA. META PARA UMA VIDA INTEIRA. SER MAIS HUMANO. MAIS HUMANIZADO.


  CURIOSIDADES DO LIVRO
CEBOLA
CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA:
REINO: PLANTAE
DIVISÃO: MAGNOLIOPHYTA
CLASSE: LILIOPSIDA
ORDEM: ASPARAGALES
FAMÍLIA: ALLIACEAE
GÉNERO: ALLIUM
ESPÉCIE: A. CEPA


INFORMAÇÕES:
A CEBOLA É A HORTALIÇA CONDIMENTAR MAIS CONSUMIDA NO MUNDO, SENDO PROVAVELMENTE ORIGINÁRIA DA ÁSIA CENTRAL, TENDO SIDO CULTIVADA NA ÍNDIA E CHINA DESDE TEMPOS REMOTOS E MUITO APRECIADA NA GRÉCIA, ROMA E EGITO ANTIGO.
NO BRASIL, A CULTURA FOI INTRODUZIDA PELOS PORTUGUESES NO LITORAL DO RIO GRANDE DO SUL, QUE ATÉ HOJE É UMA TRADICIONAL ÁREA DE PRODUÇÃO.
DE ACORDO COM OS ANTIGOS ESCRITOS HEBRAICOS, DEPOIS DA SAÍDA DO EGITO, A CEBOLA ERA UM DOS ALIMENTOS MAIS DESEJADOS PELOS JUDEUS. E FOI ATRAVÉS DA HISTÓRIA QUE A CEBOLA TEVE 'PODERES' QUASE QUE MÁGICOS ATRIBUÍDOS PELOS CURANDEIROS, SERVINDO PARA TUDO, DESDE A CALVÍCIE ATÉ INFECÇÕES.
A CEBOLA É UM ALIMENTO MUITO UTILIZADO COMO TEMPERO.
POSSUI UM FORMATO OVAL COM CASCA DE COR ALARANJADA. INTERNAMENTE É COMPOSTA POR CAMADAS.
POSSUI UM SABOR FORTE E ÁCIDO.
É RICA EM FLAVONÓIDES, ELEMENTO COM PROPRIEDADES ANTI-INFLAMATÓRIA E ANTIOXIDANTE.
POSSUI TAMBÉM SAIS MINERAIS, TAIS COMO: FERRO, POTÁSSIO, SÓDIO, FÓSFORO E CÁLCIO.
APRESENTA AS VITAMINAS C E DO COMPLEXO B.
ENTRE OS MESES DE SETEMBRO A MARÇO OCORRE O PERÍODO DE SAFRA. PORÉM, ENCONTRAMOS CEBOLAS DURANTE O ANO TODO.
APRESENTAM, APROXIMADAMENTE, 40 CALORIAS PARA CADA 100 GRAMAS.
SUA ORIGEM É O CONTINENTE ASIÁTICO.
ALÉM DE SER UTILIZADA COMO TEMPERO, A CEBOLA É ÓTIMA PARA A ELABORAÇÃO DE SOPAS, SUFLÊS, PATÊS E PURÊS.
O BRASIL É UM DOS PAÍSES QUE MAIS CONSOME CEBOLA NO MUNDO.




TESEU E O MINOTAURO









HAVIA UM LABIRINTO NA ANTIGA GRÉCIA NA ILHA DE CRETA. ESSE LABIRINTO FOI CRIADO COM O INTUITO DE ABRIGAR UMA DAS FERAS DO MUNDO ANTIGO CHAMADA MINOTAURO: UMA CRIATURA QUE TEM CORPO DE HOMEM, CABEÇA DE TOURO E DENTES DE LEÃO, OS QUAIS USA PARA DEVORAR TODOS QUE SE APROXIMAM.


CONTA-SE QUE O REI DE ATENAS, EGEU, FEZ UM ACORDO COM O REI MINOS PARA QUE NÃO INVADISSEM SUA AMADA CIDADE. DE SETE EM SETE ANOS O REI EGEU DEVERIA ENVIAR À ILHA DE CRETA SETE RAPAZES E SETE MOÇAS PARA QUE A CIDADE DE ATENAS PERMANECESSE INTACTA, POIS A FROTA MARÍTIMA DE MINOS ERA NUMEROSA E TERRÍVEL.
MAS ACONTECEU QUE TESEU, FILHO DO REI, SE APRESENTOU PARA EMBARCAR JUNTO ÀS 14 PESSOAS OFERECIDAS EM SACRIFÍCIO, COM O INTUITO DE MATAR O MINOTAURO. O REI EGEU INSISTIU PARA QUE SEU FILHO NÃO EMBARCASSE EM TÃO DESESPERADA MISSÃO, MAS TESEU ESTAVA IRREDUTÍVEL; POR FIM, SEU PAI CONCORDOU COM SEUS PLANOS. TESEU FEZ A VIAGEM ATÉ A ILHA DE CRETA, E CONSEGUIU CONVENCER O REI MINOS A ACEITAR O ACORDO DE LIBERTAR ATENAS DESSA OBRIGAÇÃO CASO ELE CONSEGUISSE MATAR O MINOTAURO.

NA NOITE ANTERIOR, ARIADNE, FILHA DE MINOS, FOI ATÉ O QUARTO DE TESEU E LHE DEU DE PRESENTE UM PUNHAL E UM CARRETEL DE FIO DE OURO, DIZENDO-LHE: -- “AINDA QUE VOCÊ TENHA FORÇA PARA MATAR O MONSTRO, PRECISARÁ ACHAR O CAMINHO PARA FORA DO LABIRINTO. SÃO TANTAS CURVAS E DESVIOS ESCUROS, TANTAS PASSAGENS FALSAS E VIAS SEM SAÍDAS, QUE NEM MESMO MEU PAI CONHECE TODOS OS SEGREDOS. SE ESTÁ DETERMINADO A LEVAR ADIANTE ESSE PLANO, LEVE ISSO.”

-- LOGO QUE ENTRAR NO LABIRINTO – ELA DISSE --, AMARRE A PONTA DO FIO NUMA PEDRA E SEGURE COM FIRMEZA O CARRETEL TODO O TEMPO. QUANDO QUISER SAIR, O FIO SERÁ SEU GUIA.

-- POR QUE ESTÁ FAZENDO ISSO ? ESTARÁ EM GRANDE PERIGO, SE SEU PAI DESCOBRIR.

 -- SIM – ARIADNE RESPONDEU LENTAMENTE – MAS SE EU NADA FIZER, VOCÊ E SEUS AMIGOS ESTARÃO EM PERIGO AINDA MAIOR.

E TESEU DESCOBRIU QUE A AMAVA.

NA MANHÃ SEGUINTE, TESEU FOI LEVADO AO LABIRINTO. TÃO LOGO OS GUARDAS O DEIXARAM, ATOU A PONTA DO FIO A UMA PEDRA AGUÇADA E SE PÔS A ANDAR DEVAGAR, SEGURANDO FIRMEMENTE O PRECIOSO CARRETEL. AVANÇOU PELO CORREDOR MAIS LARGO, DO QUAL SAÍAM OUTROS À ESQUERDA E À DIREITA, ATÉ CHEGAR A UMA PAREDE. VOLTOU SOBRE SEUS PASSOS E TENTOU OUTRA PASSAGEM, E MAIS OUTRA, PARANDO A CADA PASSO PARA TENTAR OUVIR O MONSTRO. ATRAVESSOU MUITAS PASSAGENS ESCURAS E TORTUOSAS, VOLTANDO ÀS VEZES A LUGARES POR ONDE JÁ PASSARA, MAS ADENTRANDO CADA VEZ MAIS O LABIRINTO. FINALMENTE CHEGOU A UM SALÃO CHEIO DE PILHAS DE OSSOS. O MONSTRO ESTAVA PRÓXIMO.



SENTOU-SE, QUIETO, E OUVIU AO LONGE UM RUÍDO ABAFADO, COMO O ECO DE UM RUGIDO. LEVANTOU-SE E PRESTOU ATENÇÃO. O SOM ESTAVA MAIS PERTO E MAIS ALTO, NÃO ROUCO COMO O BUFAR DE UM TOURO. ERA UM RUÍDO MAIS ESTRIDENTE, MAIS FINO. TESEU ABAIXOU-SE RAPIDAMENTE E APANHOU UM PUNHADO DE TERRA DO CHÃO DO LABIRINTO, EMPUNHANDO COM A OUTRA MÃO O PUNHAL.


O BUFAR DO MINOTAURO SE APROXIMAVA CADA VEZ MAIS. JÁ SE OUVIA O BARULHO DOS PÉS, ECOANDO PESADOS NO CHÃO. UM RUGIDO, UMA BUFADA E SILÊNCIO. TESEU RECUOU PARA O CANTO MAIS ESCURO DE UMA VIA ESTREITA E SE AGACHOU. SEU CORAÇÃO BATIA FORTE. VEIO O MINOTAURO. PERCEBENDO A FIGURA AGACHADA, DEU UM RUGIDO ALTO E AVANÇOU DIRETAMENTE PARA ELE. TESEU PULOU E, DESVIANDO PARA O LADO, ATIROU UM PUNHADO DE TERRA NOS OLHOS DA BESTA.

O MINOTAURO URROU DE DOR. COM AS MÃOS MONSTRUOSAS ESFREGOU OS OLHOS, BRAMINDO EM CONFUSÃO. SACUDIU FORTEMENTE A CABEÇORRA, RODOPIOU, ESTENDENDO AS MÃOS PARA ENCONTRAR A PAREDE. ESTAVA TOTALMENTE CEGO. TESEU AGARROU O PUNHAL, ESGUEIROU-SE POR TRÁS DO MONSTRO E DESFECHOU-LHE UM GOLPE RÁPIDO NAS PERNAS. O MINOTAURO VEIO AO CHÃO COM UM URRO E UM ESTRONDO, MORDENDO O CHÃO COM OS DENTES DE LEÃO, DEBATENDO-SE, AS MÃOS DILACERANDO O AR. TESEU ESPEROU A CHANCE E, QUANDO AS MÃOS EM GARRA PARARAM DE SE AGITAR, ENFIOU TRÊS VEZES A LÂMINA AFIADO DO PUNHAL NO CORAÇÃO DO MINOTAURO. O CORPO SE CONTORCEU NO AR E CAIU, QUIETO.




 TESEU AJOELHOU-SE PARA AGRADECER AOS DEUSES E, AO TERMINAR A PRECE, PEGOU O PUNHAL E CORTOU FORA A CABEÇA DO MINOTAURO. SEGURANDO A CABEÇA DEGOLADA, PÔS-SE A SEGUIR O FIO PARA FORA DO LABIRINTO. PARECIA QUE NUNCA MAIS CONSEGUIRIA SAIR DAQUELAS PASSAGENS ESCURAS E SINISTRAS. TERIA O CORDÃO SE PARTIDO EM ALGUM LUGAR E ELE, AFINAL, ESTAVA PERDIDO ? SEGUIU ANSIOSAMENTE ATÉ CHEGAR À ENTRADA, ONDE DEIXOU-SE CAIR EXAURIDO PELA LUTA E CAMINHADA.

-- NÃO SEI QUE MILAGRE O FEZ SAIR VIVO DO LABIRINTO – DISSE MI NOS  AO VER A CABEÇA DO MONSTRO. – MANTEREI MINHA PALAVRA. VOCÊ E SEUS COMPANHEIROS ESTÃO LIVRES. AGORA HAVERÁ PAZ ENTRE SEU POVO E O MEU. BOA VIAGEM.

TESEU SABIA QUE DEVIA A VIDA E A LIBERTAÇÃO DE SUA TERRA À CORAGEM DE ARIADNE, E SABIA QUE NÃO PARTIRIA SEM ELA. ALGUNS DIZEM QUE PEDIU SUA MÃO AO REI, QUE CONCEDEU COM PRAZER. OUTROS AFIRMAM QUE ELA ESCAPULIU PARA O NAVIO NO ÚLTIMO MINUTO ANTES DA PARTIDA SEM O CONHECIMENTO DO PAI. SEJA COMO FOR, OS AMANTES ESTAVAM JUNTOS QUANDO A ÂNCORA FOI LEVANTADA E O NAVIO PARTIU DE CRETA.

MAS ESSE FINAL FELIZ SE MISTURA À TRAGÉDIA, COMO ACONTECE EM MUITAS HISTÓRIAS. POIS O CAPITÃO DO BARCO NÃO SABIA QUE DEVERIA IÇAR VELAS BRANCAS PARA ANUNCIAR A VITÓRIA DE TESEU E O REI EGEU QUE, DO ALTO DE UM PENHASCO PERSCRUTAVA AFLITO AS ÁGUAS, VIU AS VELAS NEGRAS SURGIREM NO HORIZONTE. SEU CORAÇÃO SE PARTIU E ELE DESPENCOU DO ALTO DO PENHASCO EM PLENO MAR, QUE HOJE SE CHAMA MAR EGEU.



COUVE-DE-BRUXELAS - A BÉLGICA E SUAS PARTICULARIDADES

 

MAIS CONHECIDA NO BRASIL COMO REPOLHINHO, A COUVE-DE-BRUXELAS É UMA VERDURA E PERTENCE AO MESMO GÊNERO QUE A COUVE. ELA TEM A PARTICULARIDADE DE CRESCER AO LONGO DO TALO DA PLANTA, QUE NA ÉPOCA DA COLHEITA FICA TOTALMENTE COBERTO PELOS PEQUENOS REPOLHOS. NA COZINHA A COUVE DE BRUXELAS É USADA DE VÁRIAS MANEIRAS, E É PRINCIPALMENTE RECOMENDADA COMO ACOMPANHAMENTO PARA CARNES. TAMBÉM PODE SER USADA NO PREPARO DE SOPAS, ENSOPADOS E COZIDOS.


TRAZIDA AO BRASIL PELOS PORTUGUESES É POUCO CONSUMIDA ENTRE NÓS, MAS É RICA EM SAIS MINERAIS, PRINCIPALMENTE FÓSFORO E FERRO. CONTÊM VITAMINAS A E C, AMBAS IMPORTANTES PARA A VISTA (OLHOS) E PARA A PELE. COMO TEM POUCAS CALORIAS, PODE FAZER PARTE DAS DIETAS DE EMAGRECIMENTO. ALÉM DISSO, É RICA EM CELULOSE, SENDO RECOMENDADA PARA AS PESSOAS QUE TÊM PROBLEMAS INTESTINAIS.

A BÉLGICA É UM PAÍS QUE FICA LOCALIZADO NO CONTINENTE EUROPEU (EUROPA) E SUA CAPITAL É BRUXELAS.

LOCALIZAÇÃO DA BÉLGICA (EM VERMELHO)
NO CONTINENTE EUROPEU (EM CINZA)
NA UNIÃO EUROPEIA (EM BRANCO)

INTRODUÇÃO: A INCRÍVEL FUGA DA CEBOLA

APRESENTAÇÃO DO LIVRO
E... 
CONHECENDO A CEBOLA






















































EU, CEBOLA































































NÓS, CEBOLAS








Um comentário:

  1. muito legal sobre o que ta escrito sobre o livro da incrivel fulga da cebola

    ResponderExcluir